Notícia
Receitas da Euronext crescem 12% com da procura de derivados
A Euronext, Bolsa pan-europeia onde se encontra integrada a Bolsa nacional, obteve um acréscimo de 12% nas vendas do terceiro trimestre impulsionado pelo aumento da procura de contratos de futuros e opções.
As vendas atingiram os 253,5 milhões de euros contra os 226,5 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado.
Os contratos de futuros e opções estão a registar vendas recorde. Este fenómeno verifica-se porque para combater a volatilidade dos títulos no mercado à vista, os investidores realizam contratos de futuros e opções de forma a fazer «hedging» e a diminuir os riscos do investimento.
As vendas de contratos de futuros e opções registaram um aumento de 19% para os 74,6 milhões de euros, enquanto as vendas no mercado à vista subiram 20% para os 50,3 milhões. Os negócios de compra e venda de divisas tiveram um incremento de 15% para os 15,5 milhões de euros.
A Euronext vai efectuar uma reorganização dos seus serviços de forma a concentrar esforços em quatro unidades. Futuros, opções, acções e serviços de informação serão as áreas onde a bolsa pan-europeia vai concentrar os seus esforços com o intuito de maximizar a rentabilidade.
A Euronext integra as Bolsas de Amsterdão, Paris, Bruxelas e Lisboa.