Notícia
Quimigal adquire 50% de participada da espanhola Ence (act)
A Quimigal, empresa do Grupo José de Mello adquiriu 50% da Electroquímica del Noroeste, participada da Ence, anunciou a empresa espanhola participada pela Portucel em comunicado.
(actualiza com comunicado da Quimigal)
A Quimigal, empresa do Grupo José de Mello adquiriu 50% da Electroquímica del Noroeste, participada da Ence, anunciou a empresa espanhola participada pela Portucel em comunicado.Esta aquisição resulta de um «contrato de aliança» celebrado entre a Quimigal e a Ence, empresa que actua no sector da produção de pasta e papel, para «o desenvolvimento da sociedade Electroquímica del Noroeste» (Elnosa), explicou o mesmo comunicado.
De acordo com a mesma fonte, como consequência da entrada da Quimigal no capital da Electroquímica del Noroeste foram estabelecidos pactos para o futuro «que podem permitir uma integração» entre as duas empresas.
Num outro comunicado, emitido pela Quimigal, a empresa nacional afirma que o contrato assinado entre a Quimigal e a Ence, está contemplado «um investimento superior a 3,49 milhões de euros (700 mil contos), a médio prazo, para a conservação e melhoramento das actividades existentes».
A Quimigal reafirmou o compromisso com a gestão ambiental, assumindo todos os princípios do Grupo Ence.
A Uniteca, participada da Quimigal sedeada em Estarreja, actua no sector dos produtos sólidos e clorados, onde a Elnosa também está presente.
A Ence, que é detida em 8% pela Portucel [PTCL], perdia 0,34% na Bolsa de Madrid, cotando nos 14,78 euros (2.963 escudos).