Notícia
PT e Telefónica oficializam JV no Brasil
A Portugal Telecom (PT) e a Telefónica oficializaram, no passado dia 27 de Dezembro, a transferência dos activos de telefonia móvel para a empresa conjunta Brasilcel, diz a operadora nacional em comunicado.
A PT Móveis, que controlava até agora a Telesp Celular Participações (TCP), empresa que detinha as operações na telefonia móvel no Estado de São Paulo, em Santa Catarina e no Paraná vai passar estes activos para a esfera da Brasilcel.
Também os activos de telefonia móvel da Telefónica Móviles no Brasil serão transferidos para a «Brasilcel NV, previamente denominada Brasilcel, no âmbito da JV constituída por ambos os grupos», refere o comunicado.
Esta empresa que terá um total de 13 milhões de clientes no mercado móvel no Brasil, contará com um conselho de administração (CA) formado por 12 membros. Cada um dos grupos (Telefónica e PT) indicará seis membros, sendo que as deliberações necessitam do voto de pelo menos um conselheiro indicado por cada grupo.
Na sexta-feira passada, a PT anunciou a compra dos restantes 17% pela Telesp Celular Participações (TCP) na Global Telecom por 82 milhões de dólares (78 milhões de euros), passando a deter a totalidade do capital daquela operadora. Segundo afirmou fonte oficial da PT ao Negocios.pt, esta aquisição foi financiada com recurso a fundos próprios.
Para marcar presença nos principais Estados brasileiros, falta à nova empresa entrar no mercado móvel em Brasília e Minas Gerais, expansão que Miguel Horta e Costa, presidente executivo da operadora admite que poderá ocorrer no futuro.
As acções da PT encerraram a subir 0,95% para os 6,354 euros.