Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produto de alto risco ameaça vida de centenas de empresas

Foi vendido durante a euforia bolsista e estava ligado às oscilações da Euribor.

28 de Fevereiro de 2011 às 08:20
  • 3
  • ...
O jornal "Público" noticia na sua edição de hoje que "há centenas de empresas portuguesas que estão a sofrer prejuízos de muitos milhões de euros, algumas à beira da falência, por causa de um produto financeiro de alto risco vendido por alguns bancos portugueses, com especial destaque para o Santander Totta".

Segundo o "Público", já deram entrada nos tribunais nacionais dezenas de processos judiciais e a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já recebeu 94 queixas, "adiantando que são relativas a vários bancos, que não identifica por limitações legais".

"A Associação Empresarial de Águeda recebeu mais de uma centena de queixas, relativas a perdas de empresas que ascendem a 500 mil euros, 900 mil euros e até mais. Nas duas entidades, o 'Publico' apurou que a grande maioria das queixas é relativa ao Santander Totta", escreve o jornal.

"O produto financeiro em causa tem a designação de 'contrato de permuta de taxa de juro' ou, tecnicamente, de swap de taxa de juro, e foi vendido entre o final de 2006 e início de 2008. De uma forma muito resumida e simplista, estes contratos estão associados à Euribor e permitem que o cliente tenha ganhos se essas taxas subirem acima de um determinado valor e perdas se elas descerem a partir do patamar contratado (o que aconteceu a partir de Setembro de 2008)", explica o "Público".

Ver comentários
Saber mais Euribor produto financeiro de alto risco Santander Totta
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio