Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Potash recusa OPA de 30 mil milhões

A Potash Corp., produtora de fertilizantes, rejeitou uma proposta de Oferta Pública de Aquisição não solicitada por parte da BHP Billiton no valor de 39 mil milhões de dólares (30,3 mil milhões de euros). As acções já dispararam mais de 28%.

17 de Agosto de 2010 às 15:15
  • ...
Segundo a Bloomberg, a maior produtora de fertilizantes do mundo considerou a oferta da BHP de 130 dólares por acção em dinheiro demasiado baixa, estimulando a especulação de uma oferta mais elevada.

Marius Kloppers, CEO da BHP, afirmou em Agosto passado que a sua empresa gastaria "milhões de dólares" para desenvolver o seu projecto de carbonato de potássio em Jansen, no Canadá, perto das minas da Potash Corp.

A empresa recusou esta oferta pois "acredita unanimemente que a proposta da BHP Billiton subvaloriza substancialmente a Potash Corp., e não reflecte nem o valor da nossa posição de topo na indústria estrategicamente vital e as nossas prospecções de crescimento futuro sem paralelo", afirmou num comunicado citado pela agência o presidente da Potash, Dallas Howe.

A empresa tem um valor de mercado de 33,3 mil milhões de dólares (25,9 mil milhões de euros), de acordo com o preço de fecho de ontem. A empresa está a conquistar a consolidação na indústria dos fertilizantes, devido ao aumento da necessidade e procura de alimentos à medida que a população mundial aumenta. A Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas prevê que a população mundial atinja os 9,1 mil milhões de pessoas em 2050.

Os títulos da Potash Corp. avançam 26,20% para os 147,94 dólares canadianos, depois de terem disparado mais 28% após a empresa ter rejeitado a OPA.

Já as acções da BHP Billiton perdem 2,03% para os 70,48 dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio