Notícia
Parque Expo assina protocolos para reabilitação de cidades
A Parque Expo celebrou, hoje, seis contratos com municípios da área metropolitana da capital da Hungria para desenvolvimento urbanístico de uma vasta área ribeirinha de Budapeste.
A Parque Expo celebrou, hoje, seis contratos com municípios da área metropolitana da capital da Hungria para desenvolvimento urbanístico de uma vasta área ribeirinha de Budapeste.
Este acordo representa a quinta frente de internacionalização da empresa liderada por Bracinha Vieira, depois dos protocolos celebrados com os governos dos estados brasileiros de Pernambuco e de Santa Catarina e das operações que tem em curso em Espanha e na Itália.
A Parque EXPO assinou esta sexta-feira, em Budapeste, seis protocolos de cooperação com outros tantos Municípios da Área Metropolitana da capital húngara com vista ao desenvolvimento sustentável de uma vasta área ribeirinha em Göd, conhecida como ”Danube Bend Corridor Project”.
Procederam à assinatura dos documentos o presidente da Parque Expo, José Bracinha Vieira, e cada um dos seis presidentes dos municípios intervenientes, das cidades de Göd, Orbottyán, Vác, Fót, Szöd e Dunakeszi.
Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o embaixador de Portugal na Hungria, Luís Filipe Castro Mendes, considerou o acto do «mais alto interesse» para o desenvolvimento da Hungria e para as relações luso-húngaras, tecendo os mais rasgados elogios a este projecto inter-municipal.
O diplomata português lembrou a «efectiva capacidade de realização» da Parque Expo, citando a Exposição Mundial de Lisboa e o Parque das Nações, e sublinhou o empenho da empresa portuguesa nas suas parcerias húngaras que deu como resultado um «projecto inter-municipal muito bem estruturado».
As partes outorgantes dos protocolos reconhecem que o «Danube Bend Corridor Project» tem potencialidades no desenvolvimento sustentado da área de Göd assente no modelo proposto de organização territorial, sistema de transportes e acessibilidades, localização de actividades empresariais e promoção imobiliária.
A seguir a Espanha, a Hungria é o segundo país europeu com quem a Parque EXPO, líder europeu do mercado da requalificação urbana e ambiental, estabelece directamente laços de cooperação.
Em Itália, a Parque Expo está igualmente envolvida com os consórcios concorrentes à renovação da parte mais antiga da Feira de Milão.
No espaço extra-europeu, a Parque EXPO desenvolve sobretudo acções de parceria no Brasil, designadamente nos Estados de Pernambuco e Santa Catarina e, futuramente, Ceará.