Notícia
Novabase internacionaliza negócio de bilhética
A Novabase assinou o primeiro contrato internacional na área de bilhética, e o país escolhido foi Espanha. Em parceria com o consórcio Efacec-Ikuzi, a tecnológica nacional vai implementar o seu sistema de bilhética no metro de Tenerife.
A Novabase assinou o primeiro contrato internacional na área de bilhética, e o país escolhido foi Espanha. Em parceria com o consórcio Efacec-Ikuzi, a tecnológica nacional vai implementar o seu sistema de bilhética no metro de Tenerife.
A Efacec – Automação e Robótica havia anunciado, em Junho, que tinha assegurado uma encomenda de 20 milhões de euros para a nova linha do Metro Ligeiro de Tenerife, que ligará Santa Cruz de Tenerife a La Laguna, nas Canárias.
Segundo o comunicado, a encomenda «contempla no lote de Energia, subestações e catenária e, no lote de Sistemas, que foi adjudicado ao ACE – Efacec Sistemas de Electrónica, sinalização, telecomunicações, sistema de controlo, circuito de vídeo-vigilância e bilhética, numa linha com extensão aproximada de 15 km, avançou a empresa em comunicado à CMVM.
Por seu lado, Rogério Carapuça, presidente da empresa, afirmara, ao Jornal de Negócios, que esta divisão estaria a posicionar-se para a internacionalização. «A estratégia é um crescimento a toda a força na área da televisão, a conquista das primeiras referências na área da bilhética e das infra-estruturas», referiu o responsável em Outubro.
Em terrenos nacionais, a Novabase celebrou também um contrato para o fornecimento dos Transportes Colectivos do Barreiro.
Mais estádios
Ainda nesta área, a Novabase também assinou contratos com mais quatro estádios. A empresa refere, em comunicado, que «no rescaldo dos novos estádios do Euro 2004, a Novabase viu serem-lhe adjudicados os estádios do Jamor, Varzim, Municipal de Barcelos e Nacional da Madeira».
A tecnológica nacional, aquando do Euro 2004, foi escolhida para a implementação de soluções de bilhética e de controlo de acessos em sete dos dez estádios de futebol. Na época a previsão de encaixe atingia os cinco milhões de euros.
A empresa de tecnologias de informação forneceu os estádios municipais de Aveiro, Faro, Guimarães e Leiria, além dos estádios do Sport Lisboa e Benfica, do Futebol Clube do Porto e do Boavista Futebol Clube.
A solução consistia em cartões e bilhetes electrónicos, que são lidos e escritos sem necessidade de contacto com o leitor. Assim, irá ser possível conjugar num único título os mais diversos serviços, como a entrada no estádio, o registo de quotas, o acesso a pavilhões e piscinas, a parques de estacionamento e ainda outros que os gestores dos estádios entendam por bem implementar, adianta a mesma fonte.
Esta solução permitia ainda a integração completa com os sistemas já em uso nas Áreas Metropolitanas para transporte. Em conjunto, estes seis novos contratos estão avaliados em três milhões de euros, a maioria dos quais a realizar em 2005, avançou a Novabase em comunicado.