Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Não esperava este desempenho”

Rui Teixeira não esperava o desfecho negativo do primeiro dia da EDP Renováveis em bolsa. Mas recusa a ideia de que o preço tenha contribuído para o mau desempenho. E lembra que um dia não chega para avaliar o valor de uma empresa.

05 de Junho de 2008 às 01:01
  • ...
Rui Teixeira não esperava o desfecho negativo do primeiro dia da EDP Renováveis em bolsa. Mas recusa a ideia de que o preço tenha contribuído para o mau desempenho. E lembra que um dia não chega para avaliar o valor de uma empresa.

Esta estreia foi uma desilusão?
O valor de uma empresa não se mede por um dia. Pessoalmente, gostava que as acções tivessem subido. O mercado nem sempre evolui da forma que esperamos, tem mecanismos próprios. Mas não esperava este desempenho.

O que justifica então está má estreia? Em primeiro lugar, foi um dia mau de mercados. Todas as bolsas desceram, o PSI-20 desceu, o Stoxx50 desceu. As empresas do sector também caíram. Foi o que aconteceu na Iberdrola Renovables, na EDF, na Acciona.

Esta queda significa que o preço fixado foi demasiado elevado?Continuamos a achar que o preço é justo, já que com ele a procura institucional foi seis vezes superior à oferta. Este preço permite uma perspectiva de criação de valor no futuro. Além disso, os fundamentais do negócio não se alteraram. Continua a existir uma procura por energias verdes e o apoio dos governos. Creio que foi só um mau dia de mercado.

Ficou surpreendido pelo elevado volume negociado?O volume de transacção não está desajustado daquilo que é habitual no primeiro dia de negociação de um IPO. É sempre muito superior ao volume normal de negociação subsequente.

Mas foram negociadas mais acções do que as disponíveis. Como se explica isso?Só na sexta-feira é que formalmente os institucionais podem transaccionar as acções adquiridas. Mas conforme consta do prospecto, a EDP emprestou aos institucionais 150 milhões de títulos [montante equivalente à oferta na venda directa], e daí este elevado volume. O objectivo foi criar liquidez no primeiro dia. Senão estariam disponíveis apenas 41 milhões de acções dos pequenos subscritores, o que daria um volume muito inferior.

Então foram os institucionais os responsáveis pela forte pressão vendedora? Não tenho nenhum comentário sobre esse assunto. É normal num dia vermelho do mercado.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio