Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Millennium IB baixa preço-alvo da Martifer após apresentação de resultados

O banco de investimento Millennium IB reduziu o preço-alvo da Martifer para 3,5 euros por acção devido a "ajustamento nas unidades de sistemas energéticos eólicos e de construções metálicas".

26 de Fevereiro de 2010 às 11:13
  • 18
  • ...
O banco de investimento Millennium IB reduziu o preço-alvo da Martifer para 3,5 euros por acção devido a "ajustamento nas unidades de sistemas energéticos eólicos e de construções metálicas".

O Millennium IB reduziu o "target" da Martifer de 4,15 euros para 3,5 euros, logo após a empresa ter apresentado os resultados referentes a 2009. O banco de investimento refere que os lucros do quarto trimestre ficaram muito próximos das previsões mas sublinha que "alguns dados não recorrentes dificultam a análise" destes resultados. Entre eles o registo de 20 milhões de euros na unidade de construções metálicas resultantes da venda de activos imobiliários.

Pela negativa, o Millennium IB destaca, numa nota de análise intitulada "Um período difícil à frente", a previsão de queda das receitas da unidade de sistemas energéticos eólicos, que pode ficar 40% a 50% abaixo da registada em 2009. "As razões têm a ver com uma queda abrupta da procura, em conjunto, com um excesso de capacidade", explica o analista António Seladas.

O analista refere ainda que, de acordo com a administração da Martifer, o processo de venda da Prio deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2010 e que pela primeira vez a empresa vai pagar dividendos: 10 cêntimos por acção.

"Previsões pobres"

O analista Nuno Estácio, do Espírito Santo Equity Research (ESER), sublinha que, no conjunto do ano, as receitas da empresa ficaram abaixo do previsto e que o EBITDA superou o antecipado em sete milhões de euros.

Na unidade de sistemas energéticos, as vendas ficaram abaixo das previsões do ESER "devido, principalmente, a um abrandamento da subdivisão de energia eólica". As margens desta divisão ficaram "bem acima" das previsões do ESER, devido às margens da subdivisão de energia solar (15,6%) mas o banco de investimento "considera que esta margens são insustentáveis".

Quanto às previsões, o banco deixa um "alerta de lucros" para a unidade de sistemas energéticos. "A empresa baixou as estimativas para a unidade de energia eólica para 2010. A Martifer antecipa vendas entre 80 milhões de 90 milhões de euros com margens estáveis. Apesar da unidade solar poder ter um desempenho superior às nossas previsões não será suficiente para anular o fraco desempenho da unidade de energia eólica", escreve Nuno Estácio, que antecipa uma queda das receitas da unidade de energia eólica entre 42% a 48% em 2010.

Resultados neutrais com perspectivas para 2010 conservadoras

O analista Bruno Silva do BPI considera que os resultados de 2009 têm um "impacto neutral" nas acções da empresa. O analista destaca as "imparidades e as provisões adicionais e a deterioração dos pedidos feitos unidade de construções metálicas".

Pela positiva, o BPI sublinha os "fortes resultados" da unidade de energia solar que registou receitas 9% acima das previsões do banco d investimento.


Casa de investimento
Preço-alvo
Recomendação
Millennium IB
3,5
Comprar
ESER4,2
Neutral
BPI4,5
Comprar


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio