Notícia
Lufthansa vai olhar para a TAP "se o preço for atractivo"
A Lufthansa recebeu do Governo português o "Information Memorandum" sobre a TAP, mas não espera que o preço da companhia "seja atractivo", afirmou a CFO do grupo alemão. A responsável admitiu olhar para a companhia portuguesa se a proposta financeira "for atractiva".
30 de Agosto de 2012 às 12:48
Simone Menne, CFO da Lufthansa, confirmou, em entrevista à Bloomberg, que a companhia já recebeu a informação inicial facultada pelo Executivo nacional sobre a TAP.
No entanto, a maior companhia aérea europeia desvaloriza a operação da companhia nacional dizendo: "A Lufthansa já opera grande parte das rotas que fazem parte da rede da companhia portuguesa".
A Lufhtansa nunca se quis pronunciar sobre a privatização da TAP, até que o CEO da companhia deu uma entrevista ao "Financial Times", admitindo que seria uma operação que iria analisar. Contudo, no dia seguinte, fonte oficial da companhia veio defender que as palavras de Christoph Franz foram mal interpretadas.
Esta posição da Lufthansa, de desvalorizar de alguma forma a privatização da TAP, agora que o processo de venda está em andamento, poderá ter duas interpretações: ou que a companhia alemã está a analisar o dossier, mas provavelmente não irá fazer nenhuma proposta, ou por outro está a desvalorizar o activo para poder fazer um melhor negócio.
Recorde-se que há uns meses, durante a conferência da IATA, Willie Walsh, CEO do grupo IAG, também manifestou o seu descontentamento relativamente à privatização da TAP, devido ao seu atraso. O gestor acabou por desabafar que o Grupo IAG estava menos interessado do que no passado.
Contudo é expectavel que os dois grupos, pelo menos, levantem o caderno de encargos, resta saber se algum fará uma proposta firme.
Além destes dois grupos, a Delta Airlines e a Virgin também terão solicitado o acesso ao "Information Memorandum", como noticiou o Expresso, na sua última edição. Na lista deverá ainda estar o Qatar Airways, a Avianca, a LANTAM e a Turkish Airlines.
E como o Negócios noticiou, os portugueses da EuroAtlantic e da SATA também terão pedido o acesso a este documento.
Até agora, o Governo apenas elaborou o "Information Memorandum", desconhecendo-se para quando é que o canderno de encargos estará concluído.
(Notícia em actualização)
No entanto, a maior companhia aérea europeia desvaloriza a operação da companhia nacional dizendo: "A Lufthansa já opera grande parte das rotas que fazem parte da rede da companhia portuguesa".
Esta posição da Lufthansa, de desvalorizar de alguma forma a privatização da TAP, agora que o processo de venda está em andamento, poderá ter duas interpretações: ou que a companhia alemã está a analisar o dossier, mas provavelmente não irá fazer nenhuma proposta, ou por outro está a desvalorizar o activo para poder fazer um melhor negócio.
Recorde-se que há uns meses, durante a conferência da IATA, Willie Walsh, CEO do grupo IAG, também manifestou o seu descontentamento relativamente à privatização da TAP, devido ao seu atraso. O gestor acabou por desabafar que o Grupo IAG estava menos interessado do que no passado.
Contudo é expectavel que os dois grupos, pelo menos, levantem o caderno de encargos, resta saber se algum fará uma proposta firme.
Além destes dois grupos, a Delta Airlines e a Virgin também terão solicitado o acesso ao "Information Memorandum", como noticiou o Expresso, na sua última edição. Na lista deverá ainda estar o Qatar Airways, a Avianca, a LANTAM e a Turkish Airlines.
E como o Negócios noticiou, os portugueses da EuroAtlantic e da SATA também terão pedido o acesso a este documento.
Até agora, o Governo apenas elaborou o "Information Memorandum", desconhecendo-se para quando é que o canderno de encargos estará concluído.
(Notícia em actualização)