Notícia
Lucro do Grupo Parpública sobe para 46,5 milhões no primeiro semestre
O grupo estatal teve um aumento no lucro dos primeiros seis meses de 2019 para os 46,5 milhões de euros, que compara com um prejuízo de cerca de 8 milhões de euros no período homólogo. A gestora de participações reduziu a dívida em 763 milhões de euros.
O Grupo Parpública, gestor de participações sociais de capitais exclusivamente públicos, anunciou um aumento de 200% do seu lucro entre janeiro e junho deste ano, impulsionado pelos bons desempenhos de todos os segmentos da holding.
A dívida financeira do Grupo caiu 18% nos últimos seis meses para os 3,5 mil milhões de euros.
A Parpública, um dos segmentos do Grupo, foi a principal impulsionadora desta subida, uma vez que viu o seu lucro fixar-se nos 25 milhões de euros, face ao prejuízo de 27 milhões divulgado no mesmo período do ano anterior. A sua dívida caiu cerca de 725 milhões de euros.
"Determinante para o aumento dos resultados do Grupo foi a evolução ocorrida na PARPÚBLICA, cujo resultado aumentou cerca de 200%, em grande medida fruto dos efeitos positivos da redução do seu endividamento", disse a empresa, num comunicado.
Acrescentou que "a expressiva melhoria do resultado da holding ocorre mesmo apesar de a participada TAP, que não é objeto de consolidação integral porque a Parpública não dispõe do controlo de gestão, ter apresentado no 1º semestre de 2019 um prejuízo de 119,7 milhões de euros".
Nos restantes segmentos – gestão imobiliária, exploração agroflorestal, produção de moeda, águas e mercados abastecedores – o lucro manteve-se praticamente estável.
O grupo tem uma participação em empresas públicas como as Águas de Portugal, a TAP, a Baía do Tejo, a INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda), Companhia das Lezírias, Circuito Estoril, entre outras.