Notícia
Índice de custo do trabalho aumentou 0,3% no segundo trimestre
O índice de custo do trabalho aumentou 0,3% no segundo trimestre de 2013, face ao período homólogo. No trimestre anterior a variação registada foi negativa em 1,9%.
Este acréscimo veio interromper a sequência de quedas, quase sucessivas, observadas desde o início de 2010, ao registar um aumento moderado de 0,3%, que se divide na diminuição dos custos salariais em 0,1% e no aumento dos outros custos em 1,8%, segundo os dados do INE (Instituto Nacional de Estatística).
A variação do índice de custos do trabalho (ICT) resultou da conjugação dos acréscimos de 3,2% nos custos médios do trabalho e de 3% nas horas efectivamente trabalhadas.
O sector privado da economia foi o que mais contribuiu para o aumento do ICT, registando um avanço de 1,7%, valor que contrasta com uma diminuição igual, também de 1,7% nas actividades do sector público da economia.
Na indústria o ICT registou um aumento de 1% e nos serviços 1,5%.
Na União Europeia a 27, o ICT teve um acréscimo de 1,9% no primeiro trimestre de 2013, com 16 países acima de média, sendo que Portugal registou um decréscimo de 1,9%. A Roménia foi quem apresentou um maior acréscimo percentual do ICT, de 8,6%, ao passo que a Eslovénia apresentou o maior decréscimo de 3,8%, seguida imediatamente por Portugal.