Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Horta e Costa com estratégia de «prudência» nos novos investimentos

O grupo Portugal Telecom anunciou hoje a criação da PT Investimentos Internacionais, que vai servir de veículo à consolidação dos negócios no exterior, em particular no Brasil e África, e procurar oportunidades de negócio sempre com uma estratégia de «pru

13 de Maio de 2004 às 19:22
  • ...

O grupo Portugal Telecom anunciou hoje a criação da PT Investimentos Internacionais, que vai servir de veículo à consolidação dos negócios no exterior, em particular no Brasil e África, e procurar oportunidades de negócio sempre com uma estratégia de «prudência» na escolha dos novos investimentos.

Miguel Horta e Costa, presidente executivo da PT, num encontro hoje realizado com jornalistas portugueses, em São Paulo, formalizou a criação da nova empresa. A PT Investimentos Internacionais será presidida por Carlos Vasconcellos e Cruz, ex-presidente da PT Comunicações, e contará com 50 colaboradores.

A nova empresa vai deter as três participadas PT Móveis, PT Brasil e PT Ventures – todas as que detêm as subsidiárias no exterior. No total são 28 empresas que representam 26% das receitas globais da PT.

Depois de ter investido sete mil milhões de dólares (5,92 mil milhões de euros) nos últimos seis anos no estrangeiro, a PT quer avançar para novos mercados e aumentar as receitas nos países onde se encontra actualmente, nomeadamente o Brasil e a África lusófona, revelou Horta e Costa.

Todavia, o executivo da PT destaca que os investimentos serão criteriosos. «A nossa estratégia vai ser muito focada numa estratégia de prudência, determinação e investimento criterioso. Não vamos arredar pé dessa metodologia», revelou Horta e Costa.

O Brasil representa 84% das receitas totais da nova empresa e vai continuar a ser, todavia, o motor desse crescimento no estrangeiro.

A empresa admite vender os activos no Quénia e no Uganda, países que deixaram de ser estratégicas para o grupo.

As receitas no exterior já representam 1,7 mil milhões de euros e 24% do EBITDA da PT é gerado no estrangeiro.

Do total dos 24 milhões de colaboradores, 42% está no exterior e 67% dos clientes dos grupos moram fora de Portugal.

Para lançar a nova empresa, a PT vai oferecer um jantar no Jockey Club de SãoPaulo a 300 personalidades que contará com um espectáculo da cantora Eugénia Melo e Castro, bem como o lançamento de um guia «Lisboa ao Vivo», com roteiros de restaurantes e locais interessantes para visitar.

As acções da PT [PTC] encerraram hoje a cair 1,06%, para 8,43 euros.

*Correspondente em São Paulo.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio