Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo SPAL vendido à companhia "Cup & Saucer"

O grupo de porcelanas SPAL (Sociedade de Porcelanas de Alcobaça), nascido em 1965 da união de três fábricas de faianças, foi adquirido pela congénere Ângelo Mesquita SA, dona da marca "Cup & Saucer".

19 de Março de 2010 às 00:01
  • ...
O grupo de porcelanas SPAL (Sociedade de Porcelanas de Alcobaça), nascido em 1965 da união de três fábricas de faianças, foi adquirido pela congénere Ângelo Mesquita SA, dona da marca "Cup & Saucer".

O negócio, avançada pelo jornal "Região de Cister" e pela agência Lusa, consiste na aquisição da totalidade da sociedade Acções Mais. Esta "holding" tem como único activo o controlo de 90% do capital da SPAL, que além de fabricante, também é distribuidora e retalhistas de porcelana. À Lusa, José António Paiva, presidente da SPAL, recusou avançar o valor do negócio, que foi fruto de "quatro, cinco" meses de negociações.

O grupo SPAL, que António Paiva adiantou empregar 500 pessoas e vender cerca de 20 milhões de euros por ano, tem cerca de 20 accionistas. Foi precisamente o "capital muito disperso" e as consequentes "dificuldades em manter um grupo de liderança" que terá motivado o negócio agora firmado com a sociedade Ângelo Mesquita, dona também da Leganza.

A "causa directa foi a dispersão de capital e dificuldade inerente a conseguir uniformidade de pontos de vista quanto ao futuro da SPAL". O presidente da SPAL recusou a "crise" como motivo da venda.

De acordo com dados a que o Negócios teve acesso, a fabricante SPAL teve perdas de 2,2 milhões de euros no exercício de 2008.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio