Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo vende Somincor à Eurozinc na privatização

O Governo aceitou a única proposta à privatização de 51% do capital da Somincor apresentada pela Eurozinc que ofereceu 128 milhões de euros para comprar a posição estatal e dos restantes 49% pertencentes à Rio Tinto. A empresa estabeleceu, entretanto, uma

20 de Fevereiro de 2004 às 15:06
  • ...

O Governo aceitou a única proposta à privatização de 51% do capital da Somincor apresentada pela Eurozinc que ofereceu 128 milhões de euros para comprar a posição estatal e dos restantes 49% pertencentes à Rio Tinto. A empresa estabeleceu, entretanto, uma opção de venda de até 15% do capital da mineira à Outokompu e à Boliden.

O Conselho de Administração da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, «holding» onde o Estado detinha a posição na Somincor «deliberou aceitar a proposta do júri do concurso» da venda da posição na mineira.

Com esta venda, o Estado encaixa 70 milhões de euros, sendo que os restantes 58 milhões de euros arrecadados pela Rio Tinto.

Ao valor resultante da concretização da operação, acrescente uma componente de «price participation» que será calculado no primeiro ano da concessão sempre que a cotação alcance valores acima de 0,90 dólares por libra e nos três seguintes anos de 0,95 dólares por libra (unidade de medida).

Assim, a Eurozinc assume 7.471.500 acções da Somincor-Sociedade Mineira de Neves-Corvo ao preço unitário de 8,74 euros.

A empresa canadiana deverá, dentro de 10 dias, prestar uma caução de 10 milhões de euros e assegurar, no máximo de 90 dias após a assinatura do contrato, o preenchimento de todas as condições necessárias à efectivação da transacção, avança uma nota do Ministério de Economia.

A Eurozinc tinha feito referência na sua proposta a um apoio técnico e comercial por parte da empresa finlandesa Outokompu.

A nota do Ministério de Economia, destaca que a Eurozinc tem uma opção de venda de até 15% do capital da Somincor com a Outokompu (uma das interessadas no processo, mas que não apresentou proposta) e a Boliden. Estas duas companhias podem ainda prestar uma assistência técnica e comercial.

De acordo com a mesma fonte, tanto a Outokompu como a Boliden «constituem hoje um dos principais grupos minero-metalúrgicos à escala mundial, com particular especialização na área do cobre e do zinco».

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio