Notícia
Galp Energia renuncia a reforço da posição na espanhola CLH
A Galp Energia abdicou do direito de adquirir mais 5% do capital da Companhia Logística de Hidrocarburos (CLH), empresa que gere as infra-estruturas logísticas de combustíveis em Espanha.
Fonte oficial da Galp confirmou ao Negocios.pt a desistência do direito de opção, que tinha que ser exercido até ao final deste mês. A Galp comprou no ano passado 5% da CLH por cerca de 60 milhões de euros.
A empresa renunciou ao direito de opção porque considera que a participação de 5% é adequada à quota de mercado que possui actualmente no mercado espanhol, e que ronda os 2,5%. O objectivo da Galp Energia é chegar aos 8%, altura em que poderá ser equacionado eventual reforço da CLH.
Em Portugal, a Galp está em negociações avançadas para a cedência de parte do seu capital na empresa congénere, a Companhia Logística de Combustíveis (CLC), à petrolífera espanhola Cepsa.
Na sequência da entrada da Galp na CLH, a empresa portuguesa convidou as duas petrolíferas espanholas Repsol e Cepsa a entrarem no capital da CLC onde detém 65%. Mas apenas a Cepsa aceitou o convite. A participação a ceder deverá ser de 10%.
A CLC, onde participam ainda a Shell e a BP, tem como principais activos o parque de combustíveis de Aveiras e o «pipeline» de Sines.