Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exemplos práticos

O impacto do Sistema de Normalização Contabilística na vida das empresas irá verificar-se em diversos planos, desde algumas questões fiscais até ao valor dos activos e dos investimentos.

05 de Janeiro de 2010 às 12:03
  • ...
O impacto do Sistema de Normalização Contabilística na vida das empresas irá verificar-se em diversos planos, desde algumas questões fiscais até ao valor dos activos e dos investimentos.


Mais-valias fiscais e distribuição de resultados em caso de reavaliações

Com as novas normas contabilísticas, as mais-valias passam a ser tributadas apenas no momento da realização efectiva. Tome-se como exemplo o de uma empresa que reavalia um prédio imóvel e o revaloriza em mais 50 mil euros.

Este valor, ainda que passe a ser considerado na contabilidade, só pagará impostos quando e se o imóvel for vendido e o valor realizado. Da mesma forma, este mesmo valor não poderá fazer parte do "bolo" destinado a uma eventual distribuição de resultados enquanto não for de facto realizado.

O que entretanto acontece é apenas uma reavaliação de bens na contabilidade (no activo) e nenhuma garantia que, em caso de venda, aquele valor seja de facto arrecadado.




















Reavaliar um conjunto de betoneiras pode aumentar força negocial junto da banca

Se um empresa de construção civil tiver investido determinado montante num conjunto de betoneiras e elas tiverem subido de valor, na sequência de alterações no mercado ou no rendimento esperado a prazo, o Sistema de Normalização Contabilística (SNC) permite que se recorra a um avaliador externo para fazer reflectir essa mudança nas contas da empresa, assim valorizando o activo no balanço e, a montante, os capitais próprios e rentabilidade da própria empresa.

E dará maior margem na negociação de créditos junto da banca. O contrário - desvalorização dos activos - também é possível, pelo que esta revalorização é opcional.

















Valorizar uma vaca custa ao início, mas dará frutos no futuro

No sector agrícola, o impacto do SNC dá-se, logo, na terminologia, com a mudança das "existências" para "activos biológicos". Este "activos biológicos" inclui, entre outros, os animais, que passam a ser contabilizados de forma diferente.

Por exemplo, uma vaca que tenha sido comprada por 1.500 euros era amortizada em parcelas iguais ao longo do período calculado de existência (oito anos, por exemplo). Ou seja, em POC todos os anos era descontado 12,5% do valor da vaca. Agora, com o SNC, é calculado, no final de cada exercício o valor actualizado, de acordo com o preço do mercado (peso x preço da carne).

Se uma vaca valer no mercado menos, por exemplo 1.200 euros no final do ano de aquisição, então o valor do investimento no balanço reflectirá essa actualização.

















Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio