Notícia
Eurozinc e Boliden estabelecem acordo
A Eurozinc, grupo mineiro canadiano que na passada semana formalizou a aquisição da portuguesa Somincor, e a Boliden, produtora sueca de metais, estabeleceram um acordo de cooperação tendo as Minas Neves Corvo como principal fornecedora, anunciou hoje a n
A Eurozinc, grupo mineiro canadiano que na passada semana formalizou a aquisição da portuguesa Somincor, e a Boliden, produtora sueca de metais, estabeleceram um acordo de cooperação tendo as Minas Neves Corvo como principal fornecedora, anunciou hoje a nova proprietária desta infra-estrutura portuguesa.
Por cada ano da próxima década, a contar a partir de Janeiro de 2005, a Eurozinc irá fornecer um total de 150 mil toneladas de concentrado de cobre – extraído de Neves Corvo – à Boliden, companhia que, por seu lado, acordou emprestar 10 milhões de dólares norte-americanos (8,26 milhões de euros) à canadiana. O empréstimo é garantido pelo maior accionista da Eurozinc, a Resource Capital Funds.
O acordo estabelece ainda que a Outokumpu, participada da Boliden, forneça à Eurozinc vários serviços e equipamentos técnicos para as Minas Neves Corvo.
De acordo com o texto hoje divulgado pela direcção do grupo canadiano, o acordo com a Boliden «fornece à Somincor um cliente significativo e de confiança para cerca de 50% dos seus concentrados de cobre».
Reservas para 10 anos
Em comunicado hoje divulgado, a Eurozinc garante que «está extremamente satisfeita por ter adquirido Neves Corvo», que classifica «como uma das minas com mais elevado grau de cobre do mundo».
A confirmar a classificação de Neves Corvo como «uma mina muito lucrativa», a Eurozinc adianta que nos cinco meses terminados a 31 de Maio último, os resultados não auditados apontam para lucros de 41,7 milhões de dólares (34,44 milhões de euros) sobre receitas de vendas brutas de 86,2 milhões de dólares (71,20 milhões de euros).
A companhia canadiana, com base num parecer técnico da Wardell Armstrong, confirma que a infra-estrutura tem, como mina, um período de vida «de mais de 10 anos, com base nas reservas existentes».
A Eurozinc garante ainda que o próximo objectivo será «expandir o ‘cash-flow’ e diversificar», através da exploração dos «extensos recursos de zinco da Neves Corvo», e «levar a mina vizinha de Aljustrel a produzir».