Notícia
Endesa investe forte na Internet
A Endesa vai investir 400 milhões de euros (80,19 milhões de contos) na extensão do seu negócio à Internet. A atenção da empresa está agora orientada para a implantação na área das tecnologias de...
O plano da eléctrica espanhola passa pelo estabelecimento de um acordo com a Commerce One e a Pricewhaterhouse Coopers para a criação da Endesa Marketplace, que será o meio privilegiado de relação com os clientes da Endesa através da rede. Será também alargado o negócio através da venda de serviços «online» aos seus 22 milhões de clientes. Para finalizar, será constituída a Endesa Net Factory, que será a empresa gestora dos interesses da Endesa na área das novas tecnologias.
Segundo o director geral do negócio não-eléctrico da Endesa, Luis Rivera, ao «Expansión» , o objectivo deste investimento é « converter-se na empresa energética mais avançada na Internet». Rivera afirmou ainda o interesse em dispersar o capital da Net Factory, tal como tantas outras empresas nesta área.
Este investimento de 400 milhões de euros (80,192 milhões de contos) representa 7% do investimento previsto para o plano de crescimento nos próximos cinco anos. Uma das ideias avançadas foi a transmissão de voz e dados por cabos eléctricos, tal como havia sido já avançado pelo Canal de Negócios em relação à sua congénere portuguesa, a EDP. Será ainda desenvolvido um novo contador de consumo de energia digital. A Net Factory estuda também a hipótese de uma participação na Myalert.com a desenvolver o seu negócio na integração de telemóveis e Internet.