Notícia
DAZN compra australiana Foxtel por 2.107 milhões
O grupo de media australiano News, fundado por Rupert Murdoch, e o 'gigante' das telecomunicações Telstra venderam a sua participação na Foxtel com a condição de manterem uma presença minoritária na Foxtel.
A DAZN anunciou esta segunda-feira que comprou o grupo australiano de televisão por assinatura Foxtel, por cerca de 2.200 milhões de dólares (2.107 milhões de euros), em virtude de um acordo que deve ser aprovado pelas autoridades do país.
O grupo de media australiano News, fundado por Rupert Murdoch, e o 'gigante' das telecomunicações Telstra venderam a sua participação na Foxtel com a condição de manterem uma presença minoritária na Foxtel, segundo um comunicado da plataforma britânica divulgado simultaneamente em Sydney, Londres e Nova Iorque.
"Os australianos veem mais desporto do que qualquer outro país do mundo, o que torna este negócio uma oportunidade entusiasmante para a DAZN entrar num mercado-chave. Este é mais um passo na nossa estratégia de longo prazo para nos tornarmos a casa global do desporto", disse Shay Segev, presidente executivo (CEO) da plataforma de transmissão de desporto DAZN.
Segev acrescentou ainda que a DAZN também está empenhada em "exportar os desportos mais populares da Austrália para novos mercados em todo o mundo e continuar a promover os desportos femininos e sub-representados", referindo-se ao futebol e ao râguebi australianos, entre outros.
Entretanto, o grupo Foxtel, com cerca de 4,7 milhões de subscritores, explicou que a DAZN se compromete a manter uma sede australiana, bem como a garantir que a gestão é detida por locais e que os conteúdos desportivos e de entretenimento são produzidos na Austrália, segundo um comunicado publicado hoje no seu ´site' na internet.
O negócio terá ainda de ser aprovado pelas agências reguladoras do país, como a Comissão Australiana da Concorrência e do Consumidor, num processo que deverá demorar vários meses, potencialmente na segunda metade de 2025, indica o texto.
A News Corp manterá cerca de 6% e um lugar no Conselho de Administração da DAZN na Austrália, enquanto a Telstra manterá cerca de 3%, disse a fonte.
A DAZN é propriedade do grupo de investimento Access Industries, fundado pelo empresário soviético-britânico Leonard Blavatnik, considerado um dos homens mais ricos do mundo.