Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Commerbank regista prejuízos penalizado por incumprimento no crédito

O Commerzbank apresentou prejuízos no trimestre, pela quarta vez consecutiva, ao aprovisionar mais fundos para maus créditos e pela depreciação de activos relacionados com dívida.

06 de Agosto de 2009 às 10:11
  • ...
O Commerzbank apresentou prejuízos no trimestre, pela quarta vez consecutiva, ao aprovisionar mais fundos para maus créditos e pela depreciação de activos relacionados com dívida.

O banco chegou a subir 5,3% ao negociar electronicamente antes da abertura de Frankfurt, animado pela subida do proveito de juros e ganhos de comissões acima do estimado por analistas. O prejuízo líquido atingiu 746 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 817 milhões de euros no mesmo período do ao anterior.

O banco recebeu do governo alemão 18,2 mil milhões de euros, para o ajudar a atravessar a crise financeira e a pior recessão que o país enfrentou desde a Segunda Guerra Mundial. A compra do Dresdner Bank, em Janeiro, levou o banco a incorporar milhares de milhões de euros em activos tóxicos.

“A recessão está a impor-lhes muita tensão” disse um analista sedeado em Frankfurt da SEB, que disse estar “surpreendido pelos resultados relativos a receitas de comissões e de juros.

“Este ainda vai ser um ano de desafios, mas nós dirigimo-nos na direcção certa”, disse o CEO, Martin Blessing, que acrescentou: “O valor dos nossos empréstimos a empresas alemãs permanece a um nível recorde de 134 mil milhões de euros. Devido ao ambiente económico esperamos que a procura de empréstimos diminua na segunda metade do ano.”

O Commerzbank aprovisionou 993 milhões de euros para empréstimos de cobrança duvidosa no segundo trimestre, mais do que os 414 milhões de euros aprovisionados no mesmo período do ano anterior.. Os analistas tinham estimado provisões de 960 milhões de euros com essa finalidade.

O banco sobe 1,79% para 5,965 euros. A empresa acumula uma perda de 7,5% este ano, o que faz com que a cotada registe o quinto pior desempenho dos 63 membros do índice Bloomberg Europe Banks and Financial Firms.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio