Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco de fomento poderá aceder às verbas do BEI até Dezembro

O novo ministro da Economia garante que Portugal "está perfeitamente a tempo" de aproveitar as oportunidades do Plano Juncker, disse ao Diário Económico,reconhecendo que o Executivo ainda não apresentou candidaturas.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 06 de Novembro de 2015 às 09:06
  • ...

A Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida por banco de fomento, vai lançar na próxima semana os concursos para vários operadores privados co-investirem em instrumentos de capitalização das empresas, avançou o novo ministro da Economia, Miguel Morais Leitão, ao Diário Económico.


Em entrevista, o responsável adianta que em causa estão 147 milhões de euros, prevendo que "o investimento de particulares e empresas irá alavancar esse valor disponibilizado pela IFD para um total de cerca de 300 milhões de euros".


Como explica, "este fundo de capital e quase capital vai ser lançado com três tranches: uma para 'business angels', à qual são alocados 26 milhões de euros, uma tranche de capital de risco, a que são alocados 100 milhões de euros, e uma tranche de capital reversível de 20 milhões de euros. 

Para o ministro, "sem uma capitalização forte das empresas portuguesas é difícil de continuar o ritmo de crescimento que temos d éter e criar emprego".


Miguel Morais Leitão adiantou ainda ao jornal que nos próximos dois meses será possível a IFD aceder às verbas do Banco Europeu de Investimento (BEI). Segundo diz, esta é agora "uma questão quase processual e que no decurso dos próximos um a dois meses seria possível de conseguir".


O ministro disse também que Portugal não apresentou ainda candidaturas ao Plano Juncker, garantindo que apesar dos atrasos na constituição da IFD Portugal "está perfeitamente a tempo" de aproveitar o plano que pretende injectar até 315 milhões de euros na economia europeia.

Ver comentários
Saber mais Instituição Financeira de Desenvolvimento Miguel Morais Leitão Banco Europeu de Investimento Plano Juncker
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio