Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Angola indemniza Secil com atribuição da gestão da Encime

O governo angolano decidiu adjudicar, em sede de conselho de ministros, na segunda-feira passada, a gestão e a exploração da Empresa Nacional de Cimentos (Encime), detentora de uma cimenteira no...

15 de Março de 2000 às 10:33
  • ...
O governo angolano decidiu adjudicar, em sede de conselho de ministros, na segunda-feira passada, a gestão e a exploração da Empresa Nacional de Cimentos (Encime), detentora de uma cimenteira no Lobito à Secil, empresa detida pela Semapa.

Segundo a edição de hoje do «Diário de Noticias» esta decisão ficou a dever-se ao pagamento da indemnização no valor de 50 milhões de dólares (49,8 milhões de euros ou dez milhões de contos) pelo processo de expropriação verificado nos anos 70. Recorde-se que nos anos 70, a Secil detinha 30% da antiga Cimangola, que foi alvo de uma expropriação.

Esta notícia animou ontem os investidores na praça nacional que puxaram as acções da Semapa, para os 18,3 euros (3.668 escudos) valorizando-as 5,66%.

A adjudicação ao consócio Tecnosecil liderado pelo grupo de Queirós Pereira marca a estreia de Luanda em atrair de novo as empresas, através da conversão de dívidas em activos, e contribui para o aumento da presença do grupo neste sector.

O governo angolano visa agora reabilitar este sector estratégico e aumentar a concorrência, tanto que o próximo passo, será a privatização da Cimangola onde o Estado angolano e a empresa norueguesa Scansen detém cada 49% do capital social e a IFC, do Banco Mundial, possui os restantes 2%.

Às 10h20, as acções da Semapa cotavam nos 18,2 euros (3.648 escudos) a descer 0,55%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio