Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Américo Amorim já é o novo chairman da Galp Energia (act.2)

Foi aprovado o conselho de administração da Galp Energia para o triénio 2012-2014, liderado por Américo Amorim.

24 de Abril de 2012 às 11:04
  • ...
Os accionistas da Galp Energia já aceitaram Américo Amorim como novo presidente do Conselho de Administração, ficando com o lugar anteriormente ocupado por Murteira Nabo.

O nome foi aceite na assembleia geral de accionistas que hoje se realizou, resultando da proposta avançada pela Amorim Energia, Eni e Caixa Geral de Depósitos, apurou o Negocios junto de accionistas presentes na reunião e confirmou já a Galp em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na assembleia que possibilitou a nomeação de Américo Amorim, dono de 51% da Amorim Energia – que tem espaço agora para chegar a 48,7% da petrolífera – esteve representado 86,55% do capital da Galp.

A eleição da administração da petrolífera para o triénio 2012-14 foi o primeiro ponto da assembleia geral de accionistas, tendo recebido a aprovação de 92,129% do capital representado. Os accionistas representantes de 7,871% do capital votaram contra a proposta, de acordo com a página da empresa criada para esta assembleia.

Ferreira de Oliveira, Vítor Bento e CarlosCosta Pina na administração

Neste ponto, estava também em foco a reeleição de Manuel Ferreira de Oliveira para a administração da Galp. Ferreira de Oliveira deverá voltar, assim, a estar, formalmente, à frente da comissão executiva da petrolífera, já que o mandato anterior tinha terminado a 31 de Dezembro de 2011.

Na nova administração da Galp Energia surgem também outros nomes, como Paula Ramos Amorim (filha de Américo Amorim), Diogo Mendonça Tavares (vogal do grupo Amorim), que alargam, assim, a presença de Amorim na administração da empresa.

Vítor Bento (presidente da SIBS), CarlosCosta Pina (ex-secretário de Estado de Teixeira dos Santos) e Baptista Sumbe (administrador da Sonangol) são outros nomes que ingressam na cotada. Este último substitui Manuel Vicente, que é agora o número dois do Governo angolano. O novo conselho é composto por 21 membros. O conselho de administração anterior contava com 17 elementos.

O Negócios sabe que o conselho de administração se reuniu após a assembleia geral de accionistas.

Na reunião magna, foram aprovados os três pontos em votação lançados pela Eni, CGD e Amorim Energia, confirmou já o comunicado da Galp Energia à CMVM.

Além da nomeação do novo conselho de administração, foram alterados vários pontos do contrato de sociedade da petrolífera. Entre eles, alargam-se as deliberações que dispensam a aprovação de dois terços dos membros do conselho de administração, para ser apenas necessária uma maioria simples. As alterações mereceram o sim de 92,073% dos accionistas, com a rejeição de 7,927%.

O conselho fiscal, o revisor oficial de contas e a comissão de remunerações passam, depois da reunião de hoje, a terem mandatos de quatro anos. Foi a proposta que mereceu mais votos contra (9,964%) embora os votos a favor tenham ganho com larga margem (90,036%).

(Notícia actualizada pela primeira vez às 11h40; notícia actualizada pela segunda vez às 12h02)
Ver comentários
Saber mais Américo Amorim Galp Energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio