Notícia
Sporting pode conseguir até 29,5 milhões com Adrien
O atraso na inscrição de Adrien Silva não mexe no valor, mas no calendário de pagamentos dos eventuais prémios de desempenho. Ao todo, os leões podem encaixar até 29,5 milhões com a venda ao Leicester.
Para já, 20 milhões. E outros 4,5 milhões. No futuro, podem vir mais 5 milhões. É assim que a venda de Adrien Silva ao Leicester pode render até 29,5 milhões de euros aos leões. O atraso na inscrição influencia o calendário do pagamento variável, mas não o montante.
Segundo informou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a transferência dos direitos desportivos e económicos do médio gerou um "encaixe global de até 29,5 milhões de euros", e ainda garantiu 15% de uma eventual mais-valia em venda futura.
Deste valor, 20 milhões de euros é o montante fixo; 4,5 milhões correspondem à renúncia de direitos de crédito, que estavam registados como passivo; e ainda o montante variável de até 5 milhões, que será pago "em função de objectivos relacionados com a performance individual do jogador e da própria equipa".
É nesta parcela que o atraso na inscrição de Adrien Silva pode influenciar o calendário de recebimento. "Importa clarificar também que o atraso da inscrição do jogador a favor do Leicester FC não terá impacto nas condições financeiras acima descritas, com excepção de uma dilação no tempo dos recebimentos decorrentes do montante variável associado à performance do jogador", avisa o comunicado.
A transferência fica concluída, sublinha o Sporting, mas foi feita fora do calendário definido, pelo que só em Janeiro, na nova janela de transferências, a inscrição nas competições de futebol pode ser aceite pela FIFA.
A venda de jogadores foi a grande alavanca dos resultados do Sporting na época passada, com Slimani e João Mário a explicarem a passagem de prejuízos para lucros.