Notícia
Johan Cruyff morre aos 68 anos
O antigo futebolista Johan Cruyff morreu esta quinta-feira, 24 de Março, aos 68 anos, vítima de cancro, informou o site oficial do jogador holandês.
"No dia 24 de Março de 2016, Johan Cruyff morreu depois de ter lutado contra um cancro. É com grande tristeza que pedimos que respeitem a privacidade da família durante o período de luto", lê-se no comunicado publicado no site do antigo futebolista.
Em Outubro de 2015, Cruyff foi diagnosticado com cancro do pulmão. No mês passado, a antiga estrela do Ajax e do Barcelona tinha referido que estava confiante na recuperação, dizendo que no jogo contra o cancro no pulmão, estava a ganhar 2-0, escreve o jornal The Guardian.
"Depois de vários tratamentos médicos, posso dizer que os resultados foram muito positivos, graças ao excelente trabalho dos médicos, ao afecto das pessoas e à minha mentalidade positiva", revelava o próprio Cruyff na sua página no passado mês de Fevereiro.
Cruyff era visto como uma das maiores lendas do futebol internacional, tendo-se destacado pelo Ajax, Barcelona e pela selecção da Holanda. No total, o antigo jogador marcou mais de 300 golos em mais de 500 jogos. Como treinador, o holandês passou também pelo Ajax e pelo Barcelona.
Nascido em Amesterdão, a 25 de Abril de 1947, Cruyff surge ao lado de nomes como Di Stéfano, Eusébio, Maradona e Pelé no eterno debate sobre o melhor futebolista da história. Cruyff ganhou três Bolas de Ouro, distinguindo-o como melhor futebolista do mundo em 1971, 1973 e 1974.
Johan Cruyff 1947-2016 (RIP)
— Johan Cruyff (@JohanCruyff) 24 de março de 2016
More https://t.co/Y5rif7KR4E
Más https://t.co/L2BK27eyz2
Meer https://t.co/rPjPG2epxj pic.twitter.com/QcVfmeJINu
#RIP @JohanCruyff, a true footballing visionaryhttps://t.co/5TrCOKdDXu
— FIFA.com (@FIFAcom) 24 de março de 2016
O presidente da Liga Portuguesa da Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, qualificou Johan Cruyff como "um dos melhores futebolistas de todos os tempos", ficando na memória "o talento transbordante" do holandês. A mensagem é acompanhada de uma fotografia após um Ajax-Benfica, que a equipa portuguesa venceu 3-1 (Taça dos Campeões Europeus de 68/69), na qual Cruyff é acarinhado por Eusébio, quando tinha apenas 21 anos.
Também o Benfica descata uma foto do holandês com Eusébio para assinalar a morte de Cruyff. "Os grandes atletas e os grandes homens são imortais. Descansa em paz, Johan Cruyff", diz o clube da Luz numa mensagem no Twitter.
Os grandes atletas e os grandes homens são imortais. Descansa em paz, @JohanCruyff. pic.twitter.com/bYuEjrc7SS
— Sport Lisboa Benfica (@SLBenfica) March 24, 2016
Já o Sporting destacou que hoje o mundo do futebol "ficou mais pobre" com a morte de Johan Cruyff, "um dos últimos príncipes do desporto-rei". "Para um clube que, como o Sporting Clube de Portugal, tanto aposta na formação, esta evocação serve também para dar o público testemunho aos nossos atletas da figura que hoje nos deixa, um homem que, com o seu talento e arte, revolucionou o futebol", destacou o clube 'leonino' no seu sítio oficial na internet.
(notícia actualizada com reacções em Portugal)