Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE aprova ajudas de quase 17 mil milhões ao banco italiano Monte Paschi

O banco italiano Monte Paschi viu serem aprovadas as ajudas estatais, sob a condição de reduzir o balanço em 25% e limitar a negociação nos mercados de capitais com recurso a dinheiro do banco.

27 de Novembro de 2013 às 14:04
  • ...

A União Europeia aprovou a ajuda ao Banca Monte dei Paschi di Siena num valor que ascende a 16,9 mil milhões de euros. Da ajuda, 3,9 mil milhões de euros serão entregues na forma de um empréstimo contraído junto do Estado e 13 mil milhões são relativos a garantias, segundo o anúncio citado pela Bloomberg.

 

O banco comprometeu-se a devolver o capital do Estados nos próximos cinco anos e a reduzir o perfil de risco das suas operações, limitando a exposição à dívida pública e ao investimento nos mercados de capitais com recursos próprios. As despesas operacionais e remuneração dos gestores também vão ser reduzidas.

 

“O plano de reestruturação do Monte Paschi permite-lhe voltar a ser viável respondendo aos problemas que o levaram a deparar-se com dificuldades”, disse o comissário da UE para a concorrência, Joaquin Almunia, citado pela agência noticiosa. “A nossa decisão deverá assegurar que o capital do Estado será pago em benefício dos contribuintes italianos”, sublinhou.

 

Os planos do banco passam por reduzir o número de funcionários em 3.360 e reforçar capital em três mil milhões de euros. Ao mesmo tempo, o banco irá reduzir o valor do balanço em 25%.

Ver comentários
Saber mais Banca Monte dei Paschi Paschi banca Itália
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio