Notícia
Presidente do BPI "completamente tranquilo" quanto a investigações na banca
O presidente do BPI, Fernando Ulrich, disse esta quarta-feira estar "completamente tranquilo" quanto às buscas que as autoridades estão hoje a realizar aos principais bancos no âmbito de um processo da Autoridade da Concorrência por eventual concertação de preços.
"É um processo normal da actividade da [Autoridade da] Concorrência", afirmou Fernando Ulrich, em Lisboa, garantindo que está "completamente tranquilo" quanto a estas investigações.
O presidente do BPI, que falava à margem da inauguração de uma unidade de moagem do Grupo Cerealis, onde está também o presidente da República, Cavaco Silva, considerou ainda que "quanto melhor a Autoridade da Concorrência conhecer as empresas e o sector onde trabalham, neste caso a banca, melhor para todos".
Escusando-se a entrar em mais detalhes sobre as investigações, o banqueiro realçou apenas que no BPI está tudo "muitíssimo bem".
A Autoridade da Concorrência e a Procuradoria-Geral da República confirmaram hoje que realizaram buscas em vários bancos no âmbito de um processo de contra-ordenações por eventuais práticas de concertação de preços.
Os esclarecimentos da Autoridade da Concorrência e da Procuradoria-Geral da República surgiram depois de a SIC Notícias ter avançado que os principais bancos a operar em Portugal estavam a ser alvo de buscas, por parte do Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP), no âmbito de um processo sobre uma eventual concertação de preços nos 'spreads' [margem de lucro dos bancos] e nas comissões cobradas aos clientes.