Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s retira rating da dívida do Novo Banco de "lixo"

A agência de ratings subiu a notação da dívida sénior não garantida do Novo Banco de Ba1 para Baa3, com outlook positivo, colocando-a no primeiro patamar de nível de investimento.

A estratégia de crescimento do Novo Banco passa por estudar aquisições e a GamaLife insere-se nesse enquadramento.
Bruno Colaço
29 de Agosto de 2024 às 21:14
  • ...

A agência de ratings Moody's Investors Service elevou em um patamar a notação da dívida sénior não garantida do Novo Banco, colocando-a em Baa3, face a Ba1, com um outlook positivo.     

Com esta revisão, a Moody’s retira o rating da dívida do Novo Banco de nível especulativo, ou "lixo", colocando-a em nível de investimento, depois de em novembro ter elevado a notação do mesmo tipo de dívida em dois patamares.

Em comunicado à CMVM enviado esta quinta-feira, o banco informa também que a Moody’s melhorou o rating do papel comercial para Prime-3 de Not Prime, colocando-o igualmente em nível de investimento.

Já o Baseline Credit Assessment (BCA) e Adjusted BCA do Novo Banco manteve-se inalterado em ba1, acrescenta o comunicado.  

"A ação de rating de hoje assenta na nossa premissa de que existe uma elevada probabilidade de que o Novo Banco continue a emitir dívida de forma a cumprir os requisitos mínimos para fundos próprios e passivos elegíveis (MREL), enquanto procura normalizar a sua estrutura de capital ao reduzir os níveis de capital e emitir instrumentos de dívida antes do levantamento da restrição ao dividendo que está atualmente em vigor", refere a agência no comunicado que acompanha a revisão.

         

"Este levantamento deve ocorrer em dezembro de 2025 com o final do ‘acordo de capital contigente’ que foi estabelecido em 2017 no âmbito do processo de venda do Novo Banco", refere a agência.   

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio