Notícia
Compras online em Portugal perto do nível antes do 1.º caso de covid-19
As compras online dos portugueses continuam a aumentar e aproximam-se já dos níveis registados antes do primeiro caso confirmado de covid-19 em Portugal.
As compras online dos portugueses continuam a aumentar e aproximam-se já dos níveis registados antes do primeiro caso confirmado de covid-19 em Portugal, segundo dados da SIBS divulgados esta terça-feira.
Na semana de 30 de março a 5 de abril, as compras online aumentaram 17 pontos base face à semana anterior e correspondem já a 87% dos níveis pré-surto do novo coronavírus. Também as compras físicas recuperaram seis pontos em relação à semana anterior, mas encontram-se ainda em metade do registado antes do primeiro caso confirmado no país.
Entre as compras online, destacam-se o setor de entretenimento e cultura, com uma subida de 64%, enquanto no comércio alimentar e retalho o crescimento foi de 45% e na restauração, food delivery e take away o incremento cifrou-se em 52%.
A SIBS destaca que a adesão ao MB Way tem vindo a aumentar e o número de pagamentos com o MB Way no e-commerce superou mesmo, na semana finda a 5 de abril, a média anterior à pandemia.
O relatório da entidade liderada por Madalena Cascais Tomé mostra ainda uma subida das transações em lojas físicas, com também uma subida no valor médio por compra, que é agora de 41,1 euros. Em termos do valor médio por compra a subida face ao período pré-pandemia é de 18%, o que corresponde a mais 6,4 euros por compra.
Mais de dois terços (68%) das compras realizadas em loja física são nos setores de "super e hipermercados, farmácias e parafarmácias, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco". Antes do primeiro caso confirmado em Portugal estes setores tinham um peso de apenas 44%.
Nas compras online, o valor médio por compra recuou na semana de 30 de março a 5 de abril face à semana anterior, passando de 39,7 euros para 38,9 euros. Ainda assim, encontra-se 4% acima dos 37,5 euros registados antes do início do surto.