Notícia
BCP emite 500 milhões em dívida sénior preferencial com juro de 3,23%
A procura foi mais de três vezes superior ao valor emitido, levando a uma redução do juro, segundo avança a Bloomberg citando fontes próximas do processo.
O BCP emitiu 500 milhões em obrigações seniores preferenciais, numa operação em que a forte procura acabou por levar a uma diminuição na taxa de juro. O banco liderado por Miguel Maya foi ao mercado para a colocação de obrigações com prazo a cinco anos e opção de reembolso antecipado aos quatro anos, avança esta segunda-feira a Bloomberg, citando fontes conhecedoras do processo.
A taxa de juro das obrigações fixou-se em 3,23%, o que representa um prémio de 85 pontos base face à taxa "midswap" do euro a cinco anos, que negociava em torno de 2,38%. O juro indicativo apontava esta manhã para 3,52%, segundo a Bloomberg.
A procura atingiu 1,6 mil milhões de euros, mais do triplo do montante emitido.
Os operadores de mercado da emissão são o Bank of America, o BNP Paribas, JP Morgan (B&D), Millennium BCP e UniCredit.
A emissão das obrigações, com maturidade a 21 de outubro de 2029, estava apenas disponível para investidores institucionais.
Na semana passada, o BCP anunciou que ia antecipar o reembolso de um empréstimo de 350 milhões em dívida sénior preferencial que vencia em outubro de 2025. O empréstimo a três anos tinha sido emitido em outubro de 2022.