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Barclays Portugal cobrou comissões indevidas a clientes
Os clientes do Barclays Portugal pagaram comissões indevidas, conclui uma auditoria da casa-mãe britânica. Em causa está a cobrança incorrecta de taxas pelo atraso no pagamento de empréstimos à habitação e por descoberto bancário. Uma prática que levou a um aumento das queixas contra o banco.
O Barclays Portugal cobrou comissões indevidas aos seus clientes, designadamente pelo atraso no pagamento de empréstimos à habitação e por descoberto bancário, noticia o “Expresso”. Estas práticas foram detectadas por uma auditoria interna promovida pela casa-mãe..
“O Barclays identificou situações em que estavam a ser cobradas comissões pelo atraso do pagamento da prestação de empréstimos, bem como situações em que estavam a ser cobradas comissões por entrada a descoberto na conta à ordem. Apesar de estas comissões estarem previstas, as condições para a sua aplicação àqueles contratos específicos não estavam correctas”, admitiu fonte oficial da instituição ao semanário. As comissões cobradas indevidamente serão restituidas aos clientes em Junho.
A investigação promovida por Londres foi motivada pelo aumento do número de queixas de clientes. A averiguação acabou ainda por detectar que o Barclays Portugal trocara informação sobre a produção de crédito à habitação em Portugal, informação que levou o grupo britânico a denunciar suspeitas de cartel no mercado bancário português.