Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota antecipa primeira queda nos lucros em cinco anos

As variações cambiais vão ter um efeito negativo nos resultados da fabricante de automóveis nipónica, contrariando a tendência dos anos anteriores.  

Negócios 11 de Maio de 2016 às 08:44
  • ...

A Toyota registou um aumento de 6% nos lucros do exercício que terminou em Março, atingindo 18,7 mil milhões de euros

 

A fabricante nipónica beneficiou sobretudo com o efeito cambial, com a desvalorização do iene a dar um impulso às vendas da companhia.

 

Contudo, para o actual exercício, o efeito será precisamente o contrário, pelo que a Toyota estima uma queda de 35% nos lucros dos 12 meses que terminam em Março de 2017, para 1,5 biliões de ienes (12,1 mil milhões de euros).

 

A previsão da Toyota, que a confirmar-se representa a primeira queda nos lucros em cinco anos, ficou bem abaixo das estimativas dos analistas, que apontam para resultados líquidos de 2,19 biliões de ienes (17,7 mil milhões de euros).

 

O efeito cambial deverá retirar 935 mil milhões de ienes (7,5 mil milhões de euros) aos resultados operacionais este ano. "Beneficiamos de uma taxa de câmbio que nos ajudou a aumentar os lucros para níveis acima das nossas verdadeiras capacidades", referiu o presidente da empresa, Akio Toyoda.

 

A desaceleração da economia da China e de alguns mercados emergentes também justificam as previsões mais conservadoras da Toyota.    

No último exercício o volume de negócios cresceu 4,3%, para 28,4 biliões de ienes, sendo que apesar do aumento, as vendas de automóveis caíram 3,2%, para 8,68 milhões de unidades. A queda deveu-se à "fraca procura" na China e noutras economias emergentes na Ásia, bem como no Japão, que é o segundo maior mercado, depois dos Estados Unidos.

Ver comentários
Saber mais Toyota Akio Toyoda
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio