Notícia
Toyota antecipa primeira queda nos lucros em cinco anos
As variações cambiais vão ter um efeito negativo nos resultados da fabricante de automóveis nipónica, contrariando a tendência dos anos anteriores.
A Toyota registou um aumento de 6% nos lucros do exercício que terminou em Março, atingindo 18,7 mil milhões de euros
A fabricante nipónica beneficiou sobretudo com o efeito cambial, com a desvalorização do iene a dar um impulso às vendas da companhia.
Contudo, para o actual exercício, o efeito será precisamente o contrário, pelo que a Toyota estima uma queda de 35% nos lucros dos 12 meses que terminam em Março de 2017, para 1,5 biliões de ienes (12,1 mil milhões de euros).
A previsão da Toyota, que a confirmar-se representa a primeira queda nos lucros em cinco anos, ficou bem abaixo das estimativas dos analistas, que apontam para resultados líquidos de 2,19 biliões de ienes (17,7 mil milhões de euros).
O efeito cambial deverá retirar 935 mil milhões de ienes (7,5 mil milhões de euros) aos resultados operacionais este ano. "Beneficiamos de uma taxa de câmbio que nos ajudou a aumentar os lucros para níveis acima das nossas verdadeiras capacidades", referiu o presidente da empresa, Akio Toyoda.
A desaceleração da economia da China e de alguns mercados emergentes também justificam as previsões mais conservadoras da Toyota.
No último exercício o volume de negócios cresceu 4,3%, para 28,4 biliões de ienes, sendo que apesar do aumento, as vendas de automóveis caíram 3,2%, para 8,68 milhões de unidades. A queda deveu-se à "fraca procura" na China e noutras economias emergentes na Ásia, bem como no Japão, que é o segundo maior mercado, depois dos Estados Unidos.