Notícia
Tesla apresenta em Setembro um camião eléctrico com autonomia para mais de 300 quilómetros
A empresa de Elon Musk prepara-se para apresentar em Setembro um protótipo de um camião eléctrico, avança a Reuters. O objectivo será começar a produção do Tesla Semi no espaço de dois anos.
A Tesla vai apresentar em Setembro um camião eléctrico com autonomia para mais de 300 quilómetros.
O protótipo vai ter uma autonomia entre os 320-480 quilómetros e tem o nome de Tesla Semi. O objectivo de Elon Musk será lançar este camião no espaço de dois anos.
A notícia está a ser avançada pela Reuters esta sexta-feira, 25 de Agosto, mas a Tesla rejeitou comentar.
O objectivo da marca seria criar um camião para transportar mercadoria para distâncias mais curtas, pois os camiões com motores a gasóleo tem autonomias para percorrer mais de mil quilómetros.
Mas para ter uma autonomia acima de 300 quilómetros, e ser capaz de transportar cargas pesadas, o Tesla Semi precisa de ter baterias com uma "capacidade maior dos que as actualmente existentes no mercado", conforme sublinha o site Electrek.
Um camião novo a gasóleo pode custar 100 mil euros, mas o custo de uma bateria para um camião como o Tesla Semi pode ficar acima deste valor, conforme apontam dois especialistas em baterias Shashank Sripad e Venkat Viswanathan da Universidade Carnegie Mellon.
Elon Musk garantiu em Junho que é possível transportar mercadorias usando um camião eléctrico. "Muitas pessoas pensam que não é possível ter um camião eléctrico capaz de transportar grandes mercadorias e com uma grande autonomia, mas estamos confiantes que isto pode ser alcançado", disse o fundador e líder da Tesla durante o encontro anual da marca.
Nos Estados Unidos 30% das viagens de transportes de mercadorias são entre os 160 e os 320 quilómetros. "Desde que consigam atingir os 320 quilómetros, a Tesla pode dizer que o seu camião é de longa distância e tecnicamente vai estar correcto", disse Sandeep Kar, responsável da canadiana Fleet Complete, empresa que analisa dados de transportes de mercadorias.
A maior fabricante mundial de camiões, a alemã Daimler, vai começar a produzir este ano um camião de entregas eléctrico: o Fuso Ecanter, produzido na fábrica do Tramagal em Portugal, com autonomia para 100 quilómetros e com capacidade para transportar 4,6 toneladas.
O protótipo vai ter uma autonomia entre os 320-480 quilómetros e tem o nome de Tesla Semi. O objectivo de Elon Musk será lançar este camião no espaço de dois anos.
O objectivo da marca seria criar um camião para transportar mercadoria para distâncias mais curtas, pois os camiões com motores a gasóleo tem autonomias para percorrer mais de mil quilómetros.
Mas para ter uma autonomia acima de 300 quilómetros, e ser capaz de transportar cargas pesadas, o Tesla Semi precisa de ter baterias com uma "capacidade maior dos que as actualmente existentes no mercado", conforme sublinha o site Electrek.
Um camião novo a gasóleo pode custar 100 mil euros, mas o custo de uma bateria para um camião como o Tesla Semi pode ficar acima deste valor, conforme apontam dois especialistas em baterias Shashank Sripad e Venkat Viswanathan da Universidade Carnegie Mellon.
Elon Musk garantiu em Junho que é possível transportar mercadorias usando um camião eléctrico. "Muitas pessoas pensam que não é possível ter um camião eléctrico capaz de transportar grandes mercadorias e com uma grande autonomia, mas estamos confiantes que isto pode ser alcançado", disse o fundador e líder da Tesla durante o encontro anual da marca.
Nos Estados Unidos 30% das viagens de transportes de mercadorias são entre os 160 e os 320 quilómetros. "Desde que consigam atingir os 320 quilómetros, a Tesla pode dizer que o seu camião é de longa distância e tecnicamente vai estar correcto", disse Sandeep Kar, responsável da canadiana Fleet Complete, empresa que analisa dados de transportes de mercadorias.
A maior fabricante mundial de camiões, a alemã Daimler, vai começar a produzir este ano um camião de entregas eléctrico: o Fuso Ecanter, produzido na fábrica do Tramagal em Portugal, com autonomia para 100 quilómetros e com capacidade para transportar 4,6 toneladas.