Notícia
Stellantis suspende produção de carros da Leapmotor na Polónia
O grupo que conta com marcas como a Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep celebrou, ainda sob liderança de Carlos Tavares, um acordo para uma "joint-venture" com a fabricante chinesa.
A Stellantis suspendeu a produção do citadino elétrico T03, da parceira chinesa Leapmotor, na Polónia, anunciou esta terça-feira o grupo automóvel que conta com marcas como a Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep, entre outras.
Em comunicado, a Stellantis refere que o grupo "já não está a produzir o modelo T03 da Leapmotor na fábrica de Tychy, na Polónia, desde 30 de março".
"O grupo continua empenhado no lançamento dos veículos da Leapmotor na Europa mas está atualmente a avaliar diferentes opções para a produção", acrescenta a Stellantis.
A decisão surge após Pequim ter dito aos fabricantes automóveis chineses para suspenderem grandes investimentos em países europeus que apoiaram as tarifas agravadas nos veículos elétricos importados da China. A Polónia foi um dos países que apoiaram as tarifas.
Segundo a Reuters, Espanha, que se absteve na imposição de tarifas aos veículos chineses, é agora a favorita a vir a produzir o modelo B10 da Leapmotor.
A Stellantis tem 51% da Leapmotor International, uma "joint-venture" com a fabricante chinesa, que conferem ao grupo europeu os direitos exclusivos para exportar, vender e produzir veículos elétricos da Leapmotor fora da China. O acordo foi assinado numa altura em que a Stellantis ainda era liderada pelo português Carlos Tavares.