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Prio.e já divulgou tarifário para carregamentos rápidos de carros eléctricos

A Prio.e divulgou esta sexta-feira o tarifário para a mobilidade eléctrica, sendo o último dos quatro Comercializadores de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME) a fazê-lo. E os preços que pratica são os mais elevados segundo uma simulação da UVE. A Prio é, contudo, o operador de posto mais barato, mantendo, para já, a gratuitidade na utilização dos seus postos.

CMTV
19 de Outubro de 2018 às 20:38
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A Prio.e divulgou esta sexta-feira o tarifário para a mobilidade eléctrica, sendo o último dos quatro Comercializadores de Electricidade para a Mobilidade Eléctrica (CEME) a fazê-lo. E os preços que pratica são mais elevados do que os da concorrência (EDP, Galp e eVaz Energy), segundo uma simulação da Associação de Utentes de Veículos Eléctricos (UVE). Em contrapartida, os postos operados pela Prio são os mais baratos, com a empresa a não cobrar qualquer montante pela sua utilização.


Os preços da Prio.e em tarifa bi-horária, a única que disponibiliza para a mobilidade eléctrica, são de 5,96 cêntimos por minuto em vazio e de 6,58 cêntimos fora de vazio (entre as 08:00 e as 22:00). Contudo, a estes valores é necessário acrescentar a tarifa de acesso à rede, que foi fixada pelo regulador em 10,27 cêntimos por kwh nas horas fora de vazio e de 4,83 cêntimos por kwh nas horas de vazio.

Assim, a UVE realizou uma simulação, nas mesmas condições em que o tinha feito para os restantes CEME: carregamento de 30 minutos de 15 kWh com a tarifa bi-horária (fora de vazio).

Consoante o operador dos postos de carregamento (OPC), os custos para os condutores com a Prio.e como CEME variam entre os 4,34 euros, nos postos em que o operador é a Prio.e, e os 9,88 euros, nos postos operados pela Cepsa.

Comparando os quatro CEME, os carregamentos mais baratos são os da EDP, que variam entre 3,20 euros e 8,74 euros. Segue-se a Galp, com preços entre os 3,44 e os 8,97 euros. A eVaz Energy disponibiliza carregamentos que vão dos 4,26 a 9,80 euros.

Desta forma, a diferença de custo entre o carregamento rápido mais barato e o mais caro atinge os 6,68 euros.


Na simulação da UVE para aquelas condições, a opção mais barata para o utilizador é ter a EDP como CEME e efectuar o carregamento num posto da Prio.e. Em contrapartida, os carregamentos mais caros são os realizados nos postos da Cepsa quando o CEME é a Prio.

A Prio.e contesta as conclusões da simulação, assegurando que a Prio é não só o operador de posto mais barato mas também o CEME mais barato. E apresenta uma simulação para sustentar a sua tese, na qual os pressupostos são um carregamento de 25 minutos de 14 kWh com a tarifa bi-horária (fora de vazio).


A Prio.e aponta para um preço de 4,19 euros quando é o CEME e é utilizado um dos seus postos. Mas compara este valor com um carregamento com a Galp como CEME e num dos postos operados pela Galp, que custa 7,78 euros, e com um carregamento da EDP como CEME num posto operado pela eléctrica, que custa 6,09 euros.


(Notícia actualizada a 22 de Outubro às 10:16 com mais informação, alteração do título e incluindo a contestação da Prio.e à notícia original)



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