Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Antigo CEO da Porsche acusado de manipulação de mercado

O Ministério Público de Estugarda acusou Wnedelin Wiedeking e o ex-reponsável financeiro da empresa, Holger Haerter, de manipulação de mercado aquando da tentativa de aquisição da Volkswagen.

19 de Dezembro de 2012 às 10:29
  • ...

Wnedelin Wiedeking, antigo CEO da Porsche e Holger Haerter, ex-responsável financeiro da empresa foram formalmente acusados de manipulação de mercado pelo Ministério Público de Estugarda. A informação foi divulgada pelos advogados dos arguidos, segundo a agência Bloomberg.

 

O caso remonta a 2008 quando a Porsche anunciou que tinha adquirido uma participação maioritária no capital da Volkswagen. A posição teria sido constituída com recurso a derivados de acções da maior fabricante automóvel alemã, numa altura em que a construtora de carros desportivos negou estar interessada em adquirir o controlo da Volkswagen. A operação de compra falhou.

 

Acções judiciais foram movidas na Alemanha e nos EUA, nomeadamente por fundos de “cobertura de risco” que alegaram ter sido prejudicados pela Porsche.

Em Fevereiro de 2011 foi desencadeada uma investigação sobre as alegadas manipulações dos preços das acções por parte dos dois antigos administradores da Porsche. A diligência das autoridades alemãs acabou por adiar a conclusão do processo de fusão entre as duas companhias alemãs.

 

Já no Verão de 2012 foi conseguido um acordo para a compra de uma posição maioritária do capital da fabricante de carros desportivos pela Volkswagen.

Ver comentários
Saber mais Volkswagen Porsche Alemanha automóvel manipulação de mercado justiça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio