Notícia
BYD bate recorde de vendas e reduz diferença para a Tesla
A construtora chinesa atingiu um novo recorde de vendas mensais de elétricos em dezembro. Ainda não chegou aos valores da Tesla, mas a guerra pelo primeiro lugar está ao rubro.
A marca de elétricos BYD conseguiu aumentar em dezembro as vendas totais anuais para 4,25 milhões de carros, diminuindo a diferença face à Tesla quando a luta pelo primeiro lugar no mercado de elétricos está ao rubro.
A construtora sediada em Shenzhen, que desde 2022 deixou de fabricar veículos inteiramente movidos a combustíveis fósseis, atingiu um novo recorde de vendas mensais no último mês de 2024, que segundo a Bloomberg se deveu a novos subsídios e incentivos adicionais aos compradores.
A BYD vendeu 509.440 veículos híbridos plug-in e totalmente elétricos em dezembro, anunciou a empresa nesta quarta-feira. O número inclui 207.734 elétricos puros, elevando a venda anual de carros movidos a bateria para 1,76 milhões.
A Tesla vai divulgar dados de vendas do quarto trimestre no final desta semana.
A empresa liderada por Elon Musk precisa entregar pelo menos 515.000 elétricos nos últimos três meses de 2024 para cumprir o objetivo de "ligeiro crescimento" nas vendas anuais, para 1,81 milhões de unidades entregues, o que seria um recorde trimestral para a empresa.
As estimativas dos analistas são de 510,400 entregas, abaixo das expectativas da Tesla.
Até ao final do terceiro trimestre, a BYD vendeu 1,16 milhões de veículos elétricos, ficando atrás da Tesla por 124.100 unidades. No entanto, o fabricante chinês registou um aumento no último trimestre de 2024, reduzindo a diferença em relação ao seu rival norte-americano. Com base nos dados de dezembro, a BYD não deverá conseguir ultrapassar a Tesla em termos de vendas anuais. Só superou a construtora Musk uma vez – numa base trimestral –, nos últimos três meses de 2023.