Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente cessante da Anafre garante que foi dada abertura a independentes

O presidente cessante da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Armando Vieira, garantiu este sábado que foram feitos vários esforços para que os independentes integrassem a lista de consenso aos órgãos deste organismo.

01 de Fevereiro de 2014 às 14:47
  • 3
  • ...

Armando Vieira (PSD) falava no segundo dia do congresso da Anafre, que decorre em Aveiro, depois de o independente Manuel Malícia Trindade ter pedido ajuda aos participantes para que consiga submeter a votação uma segunda lista “em defesa da mudança e pela renovação” e criticado alegadas dificuldades colocadas à esta candidatura.

 

Tal como o Negócios noticiou na sexta-feira, 31 de Janeiro, Manuel Malícia Trindade, autarca da união de freguesias do Fundão, acusa os quatro partidos com presidências de junta de terem excluído os independentes das suas listas, oferecendo apenas dois lugares num órgão que nem sequer é o Conselho Directivo. A lista de consenso entre PS, PSD, PCP e CDS candidata o actual "vice" Cândido Moreira à liderança da Anafre.

 

Segundo Armando Vieira, o independente, que é presidente da Junta de Freguesia do Fundão, pediu uma reunião que foi “adiada duas ou três vezes” a pedido deste.

 

Quando a reunião aconteceu, os responsáveis da Anafre procuraram que ele “se legitimasse junto dos chamados movimentos independentes” para poder dizer qual a posição negocial, contou.

 

O presidente cessante da Anafre explicou que, apesar de Manuel Malícia Trindade não ter feito isso, “mesmo assim foi marcada uma nova reunião onde estiveram os três grandes partidos do poder local (PS, PSD, PCP)”.

 

“Os seus dirigentes receberam o Manuel Malícia e as outras pessoas que vieram com ele e, numa tentativa de integração e de sensibilização para com as freguesias cujos autarcas foram eleitos em listas independentes, disponibilizamo-nos a negociar”, garantiu.

 

Armando Vieira referiu que foram oferecidos “dois lugares no conselho geral, pondo até a possibilidade de haver uma abertura negocial”, mas a resposta de Manuel Malícia foi de que não aceitava. Já o representante dos movimentos independentes que o acompanhava disse que iria pensar e daria uma resposta “dentro de dois dias”.

 

“Até hoje essa resposta não chegou”, lamentou, reiterando que “o maior valor da Anafre” é o grande esforço feito pelo PS, PSD, PCP e CDS-PP para conseguir unidade.

 

Aludindo às críticas feitas por Manuel Malícia Trindade ao facto de não lhe terem sido cedidas as contas referentes a 2013, Armando Vieira argumentou que elas “estão prestadas no próprio Relatório de Contas”.

 

O responsável explicou que as contas da Anafre são certificadas pelo seu conselho fiscal, “que é extremamente exigente”, e que como a associação prossegue fins públicos “está obrigada ao cumprimento da Lei dos Compromissos”.

 

“Estamos tranquilos nesse processo. Rigor absoluto. Ainda mais, as nossas contas são auditadas pelo Tribunal de Contas. Está tudo em ordem meus senhores. Não há nada a esconder”, assegurou.

 

O independente do Fundão tinha ainda defendido várias medidas para a modernização das freguesias.

 

Armando Vieira contou que a Anafre tem falado intensamente com o Governo no sentido de lançar um novo conjunto de candidaturas para reequipar as freguesias, cujos equipamentos considera já estarem obsoletos.

 

Avançou que já foi aprovada uma primeira verba para iniciar o processo de modernização administrativa das freguesias, “que é curta”, de 800 mil euros, mas que espera venha a ser reforçada no novo quadro comunitário de apoio.

 

“Estejam atentos e quando a Anafre anunciar que estão abertas as inscrições e em que condições - porque ainda não sabemos de que modo é que vão ser geridos os 800 mil euros e se eles voltam a confiar em nós na gestão do processo - apresentem as vossas candidaturas”, apelou.

Ver comentários
Saber mais freguesias Anafre Armando Vieira Manuel Malícia Trindade política autoridades locais PSD PS PCP CDS independentes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio