Notícia
Dilma Rousseff escala nas sondagens e supera Marina Silva
Dilma Rousseff ganhou quatro pontos percentuais no espaço de uma semana na primeira ronda, enquanto Marina Silva perdeu cinco pontos. Presidente bate antiga ministra do Ambiente na segunda ronda por sete pontos.
O efeito novidade de Marina Silva parece estar a esfumar-se, com a candidata a descer nas sondagens e Dilma Rousseff a subir.
Se as eleições de 5 de Outubro se realizassem hoje, a actual presidente continuaria por mais quatro anos no Palácio do Planalto, segundo sondagem da Vox Populi realizada para a Rede Record.
Na primeira ronda, Dilma conta com 40% das intenções de voto, Marina Silva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) conta com 22% e Aécio Neves do Partido Social Democrata Brasileiro (PSDB) tem 17%.
Na sondagem anterior, realizada nos dias 13 e 14 de Setembro, Dilma contava com 36% de preferência do eleitorado (menos quatro pontos percentuais (pp) do que agora), contra os 27% de Marina Silva (mais 5 pp.) e 15% do candidato do PSDB (menos 2 pp.).
Na simulação da segunda ronda - agendada para 26 de Outubro -, a sucessora de Lula da Silva bateria os outros dois candidatos. Contra a antiga ministra do Ambiente, Dilma Rousseff conta com 46% das intenções de voto contra 39% de Marina Silva. Face a Aécio Neves, a presidente conta com 49% dos votos contra 34% do senador.
Marina Silva passou assim de vencedora das presidenciais - com 42% na anterior sondagem, face aos 41% de Dilma - para derrotada por sete percentuais. Ora, como a sondagem tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, a presidente lidera com uma vantagem confortável.
Outra sondagem, esta realizada pelo Instituto Ibope, coloca as duas candidatas empatadas com 41% de intenções de voto cada no segundo turno. Na primeira ronda, Dilma obtém 38% dos votos, Marina Silva tem 29% e Aécio Neves fica com 19%.
Na primeira sondagem realizada pelo Ibope, a 26 de Agosto, Marina Silva contava com 45% das intenções de voto face aos 36% de Dilma.