Notícia
Deputado socialista bate com a porta mas quer ficar como independente
Domingos Pereira abandonou o PS ao fim de 30 anos como militante, mas pretende manter-se no Parlamento como independente, escreve o jornal "i". O desentendimento terá tido a ver a designação do candidato à câmara de Barcelos, onde Domingos Pereira é vereador.
O PS perdeu um deputado com a saída de Domingos Pereira que resolveu bater com a porta ao fim de 30 anos de militância socialista. O deputado saiu em litígio com a direcção do partido por causa da nomeação do candidato às autárquicas em Barcelos, escreve o jornal "i" na sua edição desta terça-feira, 24 de Janeiro.
De acordo com o jornal, Domingos Pereira decidiu deixar a presidência da mesa da Federação do PS/Braga, a presidência da concelhia do PS/Barcelos e o seu lugar na comissão política nacional do PS. Em declarações ao jornal, explica que foram quebrados "dois valores essenciais do PS: a lealdade e a solidariedade".
Apesar da saída, o deputado pretende manter-se no Parlamento, como independente, sublinhando que foi "eleito pelo povo" e que "a soberania representativa está no povo e não nos partidos". Dentro da mesma lógica, permanecerá também como vereador na câmara municipal de Barcelos.
Domingos Pereira teve a maioria dos votos (90%) na concelhia do PS/Barcelos para ser ele o candidato à câmara nas próximas eleições, mas a direcção nacional tem entendido que os presidentes socialistas em exercício devem recandidatar-se para novo mandato desde que tenham condições políticas para o fazerem, adianta o jornal "i".