Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Hungria confirma extradição de Rui Pinto para Portugal

As autoridades judiciais da Hungria indeferiram o recurso da defesa do hacker que tentava impedir a extradição do mesmo para Portugal, avança o Diário de Notícias

14 de Março de 2019 às 15:20
  • ...
Rui Pinto, o informático português que esteve na origem da denúncia dos Football Leaks, será transferido da cadeia húngara onde está a aguardar a decisão sobre o recurso para Portugal.  A decisão foi tomada esta quinta-feira pelas autoridades húngaras que indeferiram o recurso da defesa nacional, avança o Diário de Notícias.

Rui Pinto é acusado da prática de seis crimes: dois de acesso ilegítimo, dois de violação de segrego, um de ofensa a pessoa coletiva e outro de tentativa de extorsão.

A defesa de Rui Pinto tinha pedido para que o pedido de extradição fosse indeferido, alegando que voltar para Portugal para cumprir pena numa cadeia portuguesa podia ser um perigo para a segurança de Rui Pinto.

Para a defesa de Rui Pinto, um dos motivos para apresentar recurso da decisão é o facto do mandado de detenção europeu (MDE) ter como base um mandado de detenção emitido por Portugal que só terá sido emitido já depois da detenção do hacker em Budapeste.

"No entender da defesa de Rui Pinto, um dos motivos porque não deve ser cumprido o MDE é o facto de o mesmo ter sido emitido invocando um mandado de detenção nacional que não existia e que só veio a ser emitido um mês depois da detenção de Rui Pinto em Budapeste ao abrigo do MDE", explicou o advogado Francisco Teixeira da Mota em comunicado enviado à SÁBADO. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio