Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo tem um mês para regulamentar lei da distribuição eletrónica de processos

Depois de ter sido aprovado um diploma que altera os mecanismos de controlo na distribuição eletrónica de processos administrativos e fiscais, o Governo tem agora 30 dias para aprovar a regulamentação que garanta mais fiabilidade ao sistema. Novas regras entram em vigor daqui em meados de outubro.

Pedro Elias
16 de Agosto de 2021 às 10:48
  • ...

O Governo tem 30 dias, ou seja, até meados de setembro, para regulamentar a lei que introduz mecanismos de controlo no sistema de distribuição eletrónica dos processos administrativos e fiscais, para que entre em vigor ainda em outubro.

Esta lei foi publicada em Diário da República nesta segunda-feira, 16 de agosto, e pretende aumentar a fiabilidade deste sistema, dadas as críticas de o atual sistema de distribuição de processos judiciais permitir a manipulação dos sorteios. 

Nesse sentido, foi alterada a lei para o sistema de distribuição dos processos judiciais, de modo a garantir que a distribuição dos processos seja efetivamente controlada por um juiz, que preside à diligência, secretariado por um oficial de justiça, com a assistência obrigatória do Ministério Público e, se possível, de um advogado designado pela Ordem.

As alterações à distribuição dos processos administrativos e fiscais são análogas, só que, como prevêm a revogação de portarias e a alteração do Código de Procedimento e do Processo Tributário, o Governo terá de regulamentar a lei mesmo antes de o diploma entrar em vigor, para que entrem em vigor em simultâneo.

Assim, o texto publicado esta segunda-feira dá 30 dias desde a publicação para que a regulamentação seja feita, para que 30 dias depois a lei esteja em vigor. Estabelece-se que os novos mecanismos de controlo estejam em vigor 60 dias depois da publicação da lei, ou seja, em torno de 16 de outubro.

Ver comentários
Saber mais Governo crime lei e justiça economia negócios e finanças leis economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio