Notícia
Bragaparques exige 5,8 milhões por erro do Fisco
Segundo o Expresso desta sexta-feira, 29 de Setembro, uma empresa de domingos Névoa reclama do Estado uma compensação por prejuízos causados por uma decisão da Autoridade Tributária e Aduaneira.
A Parque Mayer Investimentos SA, uma empresa do universo Bragaparques, avançou com uma acção administrativa contra o Estado com o objectivo de exigir à AT uma compensação por danos sofridos. Em causa está uma acção de execução fiscal que remonta a 2009 e pela qual o Fisco exigia à empresa o pagamento de 12,5 milhões de eros resultantes de uma liquidação adicional de IMI mais os respectivos juros desde 2005.
A história, contada pelo Expresso desta sexta-feira, 29 de Setembro, acabou no tribunal, com a empresa a impugnar e a ganhar na primeira instância e depois também no Tribunal Central administrativo do Sul. E é na sequência disso que a Parque Mayer Investimentos decidiu agora avançar com a acção administrativa, exigindo uma compensação por prejuízos financeiros que diz ter sofrido no âmbito de todo o processo.
Escreve o Expresso que, enquanto durou o processo com a AT – que teve como pano de fundo a permuta dos terrenos da Feira Popular e do Parque Mayer, em Lisboa – o rating da empresa desceu e esta sofreu danos reputacionais, tendo, nomeadamente, de pagar juros mais elevados na sua relação coma banca.