Notícia
AD&C lança prémios para destacar fundos europeus e convida público a votar
O anúncio foi feito pela presidente da AD&C, Cláudia Joaquim, na Mostra dos Fundos Europeus. A submissão de candidaturas arranca esta terça-feira e o público será chamado a escolher um dos projetos vencedores.
A Agência para o Desenvolvimento e Coesão (Ad&C), que coordena a execução de fundos europeus em Portugal, anunciou esta quarta-feira o lançamento dos Prémios dos Fundos Europeus, com vista a destacar alguns dos projetos cofinanciados pela União Europeia (UE) de maior sucesso. A submissão de candidaturas arranca esta terça-feira e o público será chamado a escolher um dos projetos vencedores.
O anúncio foi feito pela presidente da AD&C, Cláudia Joaquim, na Mostra dos Fundos Europeus, no Porto. A iniciativa pretende "aumentar a notoriedade dos fundos europeus em Portugal" e "reforçar a perceção pública positiva" sobre a aplicação desses fundos, dando a conhecer melhor o impacto de projetos apoiados por fundos europeus no desenvolvimento social, económico e ambiental nas diferentes regiões do país.
"Serve também para contribuir para o aumento da qualificação da procura, inspirando beneficiários e potenciais beneficiários a desenvolverem projetos mais alinhados com as prioridades europeias e do Portugal 2030, de formas cada vez mais inovadoras e impactantes nas suas áreas e territórios de atuação", revela a AD&C.
Os prémios a atribuir enquadram-se em seis categorias distintas: o Portugal +inteligente, que visa "premiar investimentos na investigação e inovação, na digitalização, na competitividade e internacionalização das empresas"; o Portugal +verde, que visa projetos orientados para a transição verde; o Portugal +conectado; o Portugal +social; o Portugal +próximo dos cidadãos; e a escolha do público.
Este último prémio é aberto a todos os projetos admitidos, sendo que, nesta premiação, o público terá a palavra final ao eleger a iniciativa que considere mais relevante, independentemente da área em que se enquadre.
Cada beneficiário pode submeter a concurso até cinco projetos, que tenham sido cofinanciados pela UE, no âmbito do Portugal 2020, do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), do Portugal 2030 e do Programa do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI 2030).
O "tiro de partida" para a submissão de candidaturas foi dado durante a Mostra dos Fundos Europeus e o período de candidaturas termina a 28 de fevereiro do próximo ano. Depois disso, inicia-se o período de seleção das candidaturas por um júri composto por três elementos "de reconhecimento e mérito nas áreas relacionadas com as mesma", até 11 de abril. Já a abertura da votação ao público vai decorrer durante o dia 14 de abril.
Os vencedores serão conhecidos no dia 9 de maio, numa gala dinamizada pela AD&C.