Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Défice externo de Portugal sobe para 2,4 mil milhões de euros até agosto

Montante compara com um excedente de 1.083 milhões de euros que Portugal registou em igual período do ano passado. Défice da balança de bens de agosto é "o maior de toda a série mensal disponível". Já a balança de serviços continuou a beneficiar do turismo.

O Banco de Portugal continua a reforçar as compras de dívida pública, ao abrigo dos dois programas do BCE que estavam em vigor no final de 2021.
João Santos
20 de Outubro de 2022 às 12:18
  • ...
A economia portuguesa registou um défice externo de 2.439 milhões de euros até agosto, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). O montante compara com um excedente de 1.083 milhões de euros que Portugal registou em igual período do ano passado. 

O BdP indica que, considerando apenas o mês de agosto, as balanças corrente e de capital atingiram um excedente de 339 milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 468 milhões de euros face a agosto de 2021.

"Para esta evolução contribuiu o aumento do défice da balança de bens, de 1.681 milhões de euros, explicado por um crescimento das importações superior ao das exportações em relação a agosto de 2021 (taxas de variação homólogas de 53,5% e 32,3%, respetivamente)", indica o BdP, sublinhando que o défice da balança de bens de agosto é "o maior de toda a série mensal disponível".

A redução do saldo da balança de bens foi "parcialmente compensada pela evolução da balança de serviços", impulsionada pelo turismo. 

O banco central destaca que a balança dos serviços terá beneficiado do aumento de 59,9% nas exportações e de 45,6% nas importações, face a agosto de 2021. As exportações e as importações de viagens e turismo foram as que mais contribuíram para essa tendência. "O excedente desta rubrica aumentou 1.237 milhões de euros, para 2.810 milhões de euros", indica o BdP.

A entidade liderada por Mário Centeno nota ainda que "o défice da balança de rendimento primário aumentou 147 milhões de euros", ao passo que "o excedente da balança de rendimento secundário diminuiu 27 milhões de euros e o excedente da balança de capital cresceu 37 milhões de euros".

Ver comentários
Saber mais balança de pagamentos BdP Banco de Portugal défice endividamento balança de bens balança de serviços turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio