Notícia
Merkel e Schulz empatados em sondagem
A chanceler alemã recuou dois pontos percentuais em relação à última sondagem realizada. Schulz, que entrou na corrida esta semana, aparece com as mesmas intenções de voto que Merkel.
A actual chanceler alemã e recandidata pelos democratas-cristãos da CDU às eleições de Setembro próximo no país surge empatada com o candidato dos social-democratas, Martin Schulz, nas mais recentes sondagens divulgadas esta quarta-feira, 25 de Janeiro.
Segundo a Reuters, que cita um inquérito da Infratest para a estação de televisão ARD realizado ontem, tanto Merkel como o anterior presidente do Parlamento Europeu recolhem 41% das intenções de voto, tendo a actual chanceler recuado dois pontos percentuais em relação às últimas entrevisas.
A mesma sondagem revela que a maioria dos alemães aprova a designação do antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, como candidato social-democrata ao lugar de chanceler por considerá-lo um rival à altura de Angela Merkel. 64% dos alemães consideram acertada a decisão.
Entre o universo dos militantes social-democratas, a percentagem de aprovação desta decisão sobe para os 81%.
O inquérito foi realizado um dia depois do anúncio da entrada de Schulz na corrida, depois de o vice-chanceler Sigmar Gabriel ter desistido de se candidatar pelos sociais-democratas do SPD.
O nome de Schulz vai ser oficialmente designado no próximo domingo.
A chanceler Angela Merkel anunciou em Novembro a recandidatura a um quarto mandato como candidata da União Cristã-Democrata (CDU), de acordo com a Lusa.
O Presidente alemão, Joachim Gauch, confirmou entretanto que as próximas eleições gerais na Alemanha vão realizar-se a 24 de Setembro.