Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo disponível para discutir novas soluções para Chipre

O Eurogrupo diz estar aberto para discutir novas propostas para ajudar o Chipre e vai esperar que o país apresente novas medidas. De novo, os ministros das Finanças do euro reiteram a importância de se "garantirem plenamente" os depósitos inferiores a 100 mil euros.

21 de Março de 2013 às 20:26
  • 2
  • ...

Os ministros das Finanças da Zona Euro estiveram reunidos, através de “conference call”, para debaterem a situação do Chipre. Concluída a reunião foi emitida uma nota, onde os responsáveis dizem estar preparados para discutir com as autoridades cipriotas novas propostas para o resgate e esperam que o Chipre as apresente rapidamente, de acordo com a Bloomberg.

 

O Eurogrupo salienta a necessidade do Chipre cumprir com os parâmetros acordados no último sábado, dia 15 de Março. O que significa que o Chipre tem de encontrar forma de arrecadar cerca de seis mil milhões de euros e, em troca, receberá dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) 10 mil milhões de euros de ajuda financeira. Essa métrica é necessária para evitar uma explosão da dívida pública do Chipre e assegurar que esta é sustentável.

 

Os ministros das Finanças deixaram novamente claro que defendem que os depósitos abaixo dos 100 mil euros sejam "plenamente garantidos". Em causa está a possível introdução de um imposto extraordinário sobre os depósitos, uma medida que foi chumbado pelo Parlamento cipriota.

 

O Chipre está em "contra-relógio", já que o Banco Central Europeu (BCE) já lhe deixou um aviso: caso o país não encontre uma solução até segunda-feira, dia 25 de Março, o banco deixará de lhe conceder liquidez.

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Chipre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio