Notícia
Schulz ultrapassa Merkel em sondagem
De acordo com o Financial Times, é a primeira vez em mais de uma década que os sociais-democratas do SPD aparecem nos estudos de opinião à frente dos democratas-cristãos da CDU.
A diferença é mínima mas é a primeira vez, em mais de uma década, que o SPD aparece nas sondagens para eleições gerais à frente da CDU. A última vez que tal aconteceu, segundo o Financial Times, foi em Outubro de 2006.
Impulsionado pela entrada na corrida do antigo presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, os sociais-democratas surgem com 31% das intenções de voto, contra os 30% de Angela Merkel, a actual chanceler e recandidata pela CDU.
Se a eleição fosse esta segunda-feira, de acordo com a sondagem da INSA para o jornal Bild, o SPD ganharia eleições pela primeira vez em 15 anos, desde a vitória de Gerard Schroeder em 2002.
Em terceiro lugar ficaria a formação de extrema-direita Alternativa pela Alemanha (AfD), com 12% das intenções, seguido pela esquerda radical do Die Linke (10%).
Os alemães são chamados às urnas no próximo dia 23 de Setembro. Schulz foi nomeado a 29 de Janeiro como candidato da SPD enquanto a chanceler Angela Merkel anunciou em Novembro a recandidatura a um quarto mandato como candidata da União Cristã-Democrata (CDU).
Esta segunda-feira foi anunciado que a CDU concorrerá uma vez mais em conjunto com a CSU, os socialistas-cristãos da Baviera.