Notícia
Reino Unido agiliza entrega de vistos para turistas chineses
O Reino Unido vai agilizar a entrega de vistos dirigidos aos turistas chineses. A partir de agora, os chineses podem usar o mesmo site para pedir um visto quer para o Reino Unido quer para outro país da zona Schengen.
A secretária do Interior britânica, Theresa May, explicou que esta agilização não inclui os vistos dirigidos a chineses que viagem para o Reino Unido a negócios.
E todos os chineses que solicitem vistos para o Reino Unido continuarão a ter de visitar o centro de vistos do Reino Unido para proceder ao processamento biométrico dos seus dados.
Há muito que retalhistas e agências de viagens têm pressionado o Reino Unido para facilitar o processo, temendo perder a dinâmica dos fluxos chineses em direcção à Europa, como refere o "Financial Times".
Cerca de 90% dos grupos de chineses em férias que visitam a Europa esquecem-se do Reino Unido, o que significa uma perda de receita que poderá rondar os 1,2 mil milhões de libras (1,5 mil milhões de euros) por ano, segundo a mesma fonte, que cita o "UK China Visa Alliance".
Os turistas chineses gastam 64% mais do que qualquer outro turista estrangeiro.
Em Novembro do ano passado, o ministro das Finanças do Reino Unido anunciou que iriam ser tomadas novas medidas para simplificar o pedido de visto de visitantes chineses para o país.
As medidas incluiam um novo projecto experimental, que permitiria que agências chinesas credenciadas apresentassem apenas um formulário de pedido do visto Schengen ao requererem o visto britânico, explicou George Osborne, citado pela imprensa internacional.
Na época o governante previa a extenção ao resto do país um serviço VIP, que já existe em Pequim e Xangai, e que permite fazer o visto em casa.
O Reino Unido emitiu mais de 210 mil vistos a cidadãos chineses em 2012. Além disso, o Reino Unido é o primeiro destino de investimento chinês na Europa, tendo atraído em cerca de dois mil milhões de libras (2,5 mil milhões de euros).